
Eventos aconteceram nos três Centros de Referência da Assistência Social de Trindade, Laguna Park (Setor Laguna Park), Pai Eterno (Residencial Pai Eterno) e Marcelo Barbosa (Setor Cristina, Região Leste). Ocorreram palestras e rodas de conversa para jovens e adultos, e entrega de panfletos informativos com foco especialmente em adolescentes entre 12 e 18 anos. Profissionais de psicologia destacaram importância do uso de preservativos durante relação para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
A Prefeitura de Trindade promoveu campanha de prevenção e conscientização sobre gravidez na adolescência, nos três Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município. Foram realizadas este mês palestras e rodas de conversa para jovens e adultos, com a entrega de panfletos informativos nas unidades.
Os Cras têm uma grande abrangência e cada um está localizado em pontos estratégicos para atender diversos setores. São eles o Laguna Park (Setor Laguna Park), Pai Eterno (Residencial Pai Eterno) e Marcelo Barbosa (Setor Cristina, Região Leste).
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a idade que compreende essa fase da adolescência está situada entre 12 e 18 anos. Ele institui a lei nº 8.069 que “assegura o acesso de todas aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo”.
No Cras Marcelo Barbosa, alunos dos últimos anos do ensino médio do Colégio Estadual Adaguismar de Oliveira, que fica na região, foram convidados a participar da palestra que no final se tornou uma roda de conversa interativa. A coordenadora da unidade, Regina Marta, reforçou a importância da ação.
“O Cras cumpre o papel de informar e acompanhar a população com assuntos importantes”, destaca Regina Marta. Segundo a responsável pela unidade, existe uma porcentagem muito alta de adolescentes que engravidam por falta de informação. “Orientamos e ajudamos a família a assumir compromisso com os mais jovens”, pontua.
Cada palestra contou com a presença de um profissional da psicologia que destacou a importância tanto da prevenção como do uso de proteção durante a relação sexual para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Também houve destaque para os riscos de uma gestação durante a adolescência, tanto para o corpo, como para a mente das jovens.
Segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os riscos à saúde da mãe e do bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros.
A psicóloga Gisele Álvares afirma que a palestra foi fundamental e importante para que os jovens e adultos presentes aprendam a lidar com o corpo, ter o autocuidado, bem como conversar com os pais e estabelecer conexão com eles.
A estudante Heloísa Onofre, de 15 anos, relatou que gostou muito da palestra e conseguiu tirar várias dúvidas com as profissionais.
“Essa palestra foi ótima, principalmente para a conscientização. Aqui estavam várias adolescentes que, às vezes, não têm essa informação em casa. Elas procuram outras fontes, que não são confiáveis. É fundamental ter a prevenção e não engravidar nesse momento, por ser algo que não é para o nosso tempo”, concluiu Heloísa.