Prefeitura de Trindade e parceiros iniciam capacitação “planifica goiás” para servidores das ubss
Atividade vai durar até dezembro, em parceria com Governo de Goiás e Hospital Beneficência Portuguesa. Projeto visa melhorar qualidade do atendimento nas mais de 30 UBSs do município. Ferramenta de apoio foi criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e reúne conjunto de ações educacionais voltadas para desenvolver habilidades e atitudes necessárias à organização do trabalho realizado pela Atenção Básica nos municípios

A Prefeitura de Trindade deu início, esta semana, à capacitação Planifica Goiás, dirigida a servidores da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto visa melhorar a qualidade do atendimento nas mais de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
A primeira rodada da atividade foi realizada no auditório Prefeito Hilton Monteiro da Rocha, do Centro Administrativo Municipal. As capacitações estão previstas para acontecer até o mês de dezembro deste ano.
Uma ferramenta de apoio foi criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e reúne um conjunto de ações educacionais voltadas para desenvolver habilidades e atitudes necessárias à organização das atividades  realizadas pela Atenção Básica nos municípios. 
O trabalho é focado  nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que representam a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa é que nelas sejam atendidas aproximadamente 80% das necessidades de saúde da população.
Dentro do planejamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, Trindade está na Regional Central, junto a mais 24 municípios e a capital, Goiânia. 
A preparação é realizada por profissionais do Hospital Beneficência Portuguesa, que fica em São Paulo, e é referência nacional. 
A subcoordenadora de Educação Permanente em Saúde do Governo de Goiás, Nathália Xavier, esteve na abertura da capacitação, em Trindade. “A rede de atenção de saúde é onde você tem o primeiro contato com o paciente, com o usuário do SUS. Por isso é tão importante trabalhar para criar um sistema de vida saudável para a população”, explica. 
Entre os temas abordados nos cursos os servidores públicos da saúde aprendem novos sistemas de classificação de risco, segurança do paciente, atenção ambulatorial especializada e sistemas de informação. 
O secretário municipal de saúde interino, Gustavo Queiroz, acompanhou o primeiro dia de capacitação. “Estaremos em todas as unidades de saúde tendo em vista transformar, capacitar, melhorar o atendimento, avançar na unidade primária para que possamos atingir lá na ponta nossos usuários do SUS”, conclui.