Vacinação faz efeito e internações de idosos com mais de 60 anos caem em Goiás

Ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quinta-feira em hospitais da rede pública está em 77,3%

Goiás tem registrado queda no número de internações entre idosos acima de 60 anos com Covid-19. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, o número de pessoas nesta faixa etária que precisou de tratamento hospitalar por complicações causadas pela coronavírus caiu e já não é o grupo que mais necessita de internação. A vacinação é considerada um dos pontos chave para essa diminuição.

No mês de junho, as internações de idosos acima de 60 anos foi de 30% do total, enquanto da faixa etária de 40 a 59 anos foi algo próximo a 50%. Uma inversão em comparação com a primeira onda da pandemia de coronavírus que atingiu o país e Goiás em 2020. Além disso, o número geral de hospitalizações está em tendência de queda desde pelo menos o fim de junho.

Em entrevista realizada na manhã de quarta-feira (7), o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, atribui essa mudança à dinâmica própria do vírus e à vacinação. “Imaginávamos que teríamos um mês de junho com alta pressão nas UTIs. A partir da mudança do mês essa pressão caiu. Isso é resultado do ciclo viral mais a vacina. Agora estamos um pouco menor que o pico da primeira onda. Para você ver como foi agressiva a segunda onda”, apontou.