A Prefeitura de Goiânia, por meio da Dependência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), promoveu nesta terça-feira (7/10), edição peculiar do projeto Turismo Gastronômico Social, em comemoração ao Dia das Crianças. Desta vez, a iniciativa proporcionou uma experiência rememorável para 40 crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Cras Jardim Curitiba II, na Região Noroeste da capital.

Com idades entre 7 e 14 anos, as crianças, que fazem segmento da Guarda Mirim, trocaram, por algumas horas, a rotina escolar e os desafios do dia a dia por uma experiência de feitiço e alegria. O restaurante se transformou em um espaço de sarau, com brinquedos infláveis, pula-pula, algodão-doce e pipoca, além de um cardápio peculiar com ingresso, prato principal e sobremesa. O transporte foi reservado com espeque da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), para que ninguém ficasse de fora desse momento peculiar.

O prefeito Sandro Mabel participou do evento e acompanhou de perto a alegria das crianças. “É uma interação muito importante, porque leste bar faz segmento do nosso turismo gastronômico e a comida cá é deliciosa. As crianças adoraram. É um momento muito satisfeito, onde elas se divertiram bastante e ainda ganharam presentes. Esse turismo gastronômico, trazendo as crianças, mostra a pujança do nosso setor de restaurantes em Goiânia. Estamos comemorando o Dia das Crianças e também o natalício da cidade, uma comemoração dupla. É uma parceria que dá perceptível, entre a prefeitura e os empresários, incentivando o turismo e movimentando os bares e restaurantes locais. Foi óptimo”, destacou.

Para a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, a iniciativa tem um papel social e humano que vai muito além da boa gastronomia. “É uma alegria ouvir das próprias crianças o quanto estão felizes. Muitas delas nunca tinham ido a um restaurante porquê esse. Quando pensamos no Turismo Gastronômico Social, pensamos justamente nessa inclusão. Já trouxemos um grupo de idosos no mês dos pais, agora as crianças, e em breve mulheres vítimas de violência e pessoas com deficiência. A solidariedade traz prosperidade, e esse projeto mostra que a boa mesa também pode ser instrumento de inclusão e alegria”, disse.

A secretária Erizânia Freitas, titular da Semasdh, reforçou o caráter inclusivo da iniciativa. “Trata-se de um evento muito peculiar, porque traz pessoas em vulnerabilidade social para um espaço que, talvez, nunca pudessem frequentar. Isso é inclusão. É a Prefeitura mostrando, na prática, o que significa trabalhar de forma integrada e solidária. A GoiâniaTur pensou no projeto, e nós, da Semasdh, trouxemos quem será beneficiado. Essa parceria mostra que quando as secretarias se unem, quem ganha é a população”, afirmou.

O empresário Ricardo Lobo, possuinte do Bar Medellín, fez questão de furar as portas do restaurante para a ação. “É prazeroso ver essas crianças se divertindo, conhecendo um envolvente dissemelhante, provando pratos novos. São meninos e meninas humildes. Colocamos brinquedos, música, tudo do jeitinho que petiz gosta”, frisou.

Para a guarda social metropolitana Yara Monica de Oliveira Nunes, instrutora da Guarda Mirim, a comemoração foi marcante. “Uma das meninas me disse que nunca tinha participado de zero parecido. Atendemos crianças de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade, e ações porquê essa fazem toda diferença. Elas se sentem valorizadas, conhecem novos lugares, percebem que também têm recta à alegria. Isso é prevenção, é mostrar que elas podem ter uma vida de qualidade e longe das ruas”, contou, emocionada.

Entre as participantes especiais estava Estefany Melo, de 11 anos, que está na Guarda Mirim há murado de cinco anos, e resumiu o sentimento de todas as crianças. “Eu amei tudo! A comida, as pessoas, o lugar… É muito bonito e chique! Quero agradecer ao prefeito por tudo o que ele fez e o que faz por nós. Hoje foi um dia muito feliz”, enfatizou.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Notícia (Secom) – Prefeitura de Goiânia