
Com indicadores de efetividade considerados excelentes, gestão do prefeito Marden Júnior concluiu primeira fase do Programa Cidade Empreendedora com homenagens do Sebrae Goiás aos secretários. O esforço da equipe para “pensar Trindade de forma geral e específica, identificando fragilidades e potenciais”, foi enaltecido pelo prefeito perante o gerente regional Metropolitano do Sebrae Goiás, Éder José de Oliveira
O município de Trindade recebeu na manhã desta terça-feira (13/12), homenagem por ter concluído a fase inicial de obtenção do título de Cidade Empreendedora. Quem concedeu foi o Sebrae Goiás, premiando o esforço e o empenho de toda a equipe da administração do prefeito Marden Júnior.
Na oportunidade, o Sebrae renovou parceria com a Prefeitura até 2023, visando planejar Trindade para o desenvolvimento sustentável. O planejamento estratégico para chegar aos avanços necessários foi apresentado hoje no auditório do Centro Administrativo Prefeito Pedro Pereira da Silva a todos os secretários municipais.
O esforço da equipe para “pensar Trindade de forma geral e específica, identificando fragilidades e potenciais”, foi enaltecido pelo prefeito perante o gerente regional Metropolitano do Sebrae Goiás, Éder José de Oliveira. Segundo Marden Júnior, cada vez mais cresce a compreensão dos gestores públicos de que nada deve ser feito sem planejamento.
“O limite da burocracia é dar legalidade, não se deve passar disso para não travar o desenvolvimento”, completou ele. Para o prefeito, o foco do secretariado ao se envolver com as metas e projetos que surgirão da parceria com o Sebrae, é formalizar “uma gestão referência”.
Da parte do Sebrae, Éder Oliveira disse que o engajamento da equipe da atual gestão é animador, com ações concretas “e que devem ser revertidas positivamente a toda a sociedade do município”.
As ações do Sebrae Goiás, buscam capacitar os gestores públicos para que promovam a transformação necessária para gerar um ambiente de negócios voltado para o desenvolvimento sustentável, dinamizando a economia e gerando emprego e renda para população.
Na etapa atual, por exemplo, a prefeitura de Trindade vem promovendo cursos aos seus secretários e colaboradores nos temas de Gestão Pública 4.0, Compras Governamentais, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos.
Também está avançada a implantação da REDESIM 2.0, o acesso à Plataforma Município em Números, e em estruturação as Compras Estratégicas da Agricultura Familiar e as Compras Estratégicas de Pequenos Negócios. O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Gustavo Queiroz, destaca que o município inseriu o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) em diversas escolas públicas beneficiando mais de 6 mil alunos e realizou o Planejamento Estratégico para a Gestão Municipal.
Também nesta fase está em desenvolvimento o Plano Municipal de Turismo norteado através do Projeto Cidades e Destinos Turísticos Inteligentes, que visa garantir, de forma sustentável, um arranjo turístico local, potencializando e ampliando seus resultados durante os próximos anos. O secretário de Turismo e Cultura, Warley Lopes, anunciou que Trindade, inclusive, está inscrita em concurso do próprio Sebrae a uma premiação na área de turismo.
Também participaram da apresentação desta terça a analista de Microrregião do Sebrae, Nadyene Albernaz, e a consultora credenciada do Sebrae, Márcia Melo, que atuaram no planejamento estratégico junto com os secretários municipais de Trindade.
Márcia convocou os presentes em duas oportunidades a aplaudirem os resultados e indicadores revelados nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos (defesa civil) e tecnologia.
“O índice de efetividade da gestão municipal de Trindade, é de 91,87%, ou seja, quase 100% de efetividade nas secretarias”. De acordo com a consultora, uma efetividade acima de 70% é considerada boa, “e acima de 90% é considerada excelente”. Ela aponta que melhorias na área ambiental, urbanização, e transferências públicas vão elevar ainda mais este índice até março, quando novos indicadores serão apurados.
Por fim, Márcia sugere que a cidade realize um censo sócio-econômico para direcionar racionalmente seus esforços desenvolvimentistas e sempre esteja focada no turismo, que é apontado como grande potencial em Trindade.