Trindade finaliza Romaria 2024 com quase 4 milhões de romeiros

Foi divulgado nessa segunda-feira (08), pela sala de gestão integrada, composta pelos poderes municipal, estadual, forças de segurança e a igreja católica, os números da romaria 2024.

Foi considerado por todos um sucesso; Foram cerca de 4 milhões de romeiros que passaram por Trindade. Além de ser um recorde de publico, ocorreu em perfeita harmonia, com total segurança, considerada a romaria mais segura do Brasil.

De acordo com o levantamento das forças de segurança pública que atuaram na Romaria, aproximadamente 3,9 milhões de fiéis passaram por Trindade nos dez dias de festa. Segundo o presidente da Sala de Gestão Integrada e Secretário Municipal de Saúde, Gustavo Queiroz, a sinergia entre a Prefeitura de Trindade, o Governo do Estado de Goiás e a Igreja Católica resultou em uma romaria, considerada a melhor e mais segura realizada até agora. “A Prefeitura de Trindade se destacou muito, trabalhando 24 horas na limpeza das ruas da cidade para acolher bem os romeiros. Foram cerca de dois mil colaboradores empenhados em oferecer atendimento e acolhimento aos fiéis”, finaliza Gustavo Queiroz.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Padre Marco Aurélio Martins da Silva, celebrou o resultado positivo da Romaria 2024. “A romaria foi um sucesso. Alcançamos o nosso objetivo de celebrar a fé com o povo. Preparamos os ambientes com toda a responsabilidade e à altura das expectativas dos romeiros. Tudo foi realizado por muitas mãos, incluindo o Município de Trindade, o Estado de Goiás e a Igreja”, relata o reitor.

Destaque para a segurança

Uma das características positivas da Romaria do Divino Pai Eterno 2024 foi a segurança dos romeiros. A delegada da 16ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Trindade, Silvana Nunes, pontuou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança para o sucesso da festa e para que os romeiros voltassem em segurança para suas casas. “Tivemos índices ínfimos de furtos, mesmo com o aumento significativo de romeiros e turistas. A média foi de apenas oito furtos por dia, incluindo furto de celular e carteira”, destaca a delegada.

O comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar de Trindade, tenente-coronel Wilson Fernandes, informou que todo o trabalho realizado na romaria foi pensado e planejado com antecedência, e a execução foi realizada 100% conforme o planejamento.

“Instalamos, em parceria com a Prefeitura, diversas bases elevadas e pontos de segurança. A inovação deste ano foi o policiamento moto ciclístico, que realmente fez a diferença devido à mobilidade”, afirmou o comandante.

O comandante do 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Trindade, major Patrick, destacou que durante a romaria não houve nenhuma ocorrência de grande vulto, como agressões físicas por arma de fogo ou branca, atropelamentos ou acidentes de trânsito.
“Esses resultados foram possíveis graças às ações integradas entre as Forças de Segurança Pública, a Prefeitura e a Igreja Católica”, finalizou.

O delegado do 1º DP de Trindade, Rafael Borges, informou que houve uma redução de 80% nos crimes em relação à romaria do ano anterior. “Trabalhamos com o serviço velado dos policiais civis, que atuaram à paisana, juntamente com o serviço reservado da Polícia Militar, dentro da igreja e nos corredores das lojinhas. Pudemos identificar autores de crimes. Outras pessoas, que não foram presas, foram identificadas e essas investigações continuarão na delegacia. Foi uma romaria muito boa em termos de segurança pública”, finaliza.

Números

A Romaria do Divino Pai Eterno 2024 atraiu 3,9 milhões de romeiros durante os 10 dias de celebração. O evento contou com a colaboração de 2.000 trabalhadores para garantir a organização e o suporte necessário aos participantes. Nos 8 pontos de saúde distribuídos pela cidade – OVG, Portal, Matriz, Praça do Cruzeiro, Santuário Basílica, Missa Campal, Carreiródromo e Unidade de Suporte Avançado montada na UBS do Centro – foram realizados 21.045 atendimentos em saúde.

Para manter a cidade limpa, foram instalados 500 tambores de lixo e 300 banheiros químicos. A segurança foi reforçada com monitoramento 24h através de câmeras nas entradas da cidade e outras ações em parceria com a Polícia Militar e Civil. Durante o evento, 415 carros de boi participaram do desfile e aproximadamente 1.000 estavam presentes na cidade. Além disso, a média de cavaleiros e muladeiros foi de 10 mil.

Nos dois dias de shows, cerca de 1,5 milhão de pessoas compareceram, e 70 toneladas de alimentos foram arrecadadas. A ordem de serviço para a pavimentação asfáltica do Caminho da Luz, estrada de acesso às obras do Novo Santuário, foi assinada durante o evento. Houve um aumento de 35% no número de barracas e ambulantes, e foram entregues 50 mil guias do turista aos visitantes.

A segurança foi um ponto crucial, com a presença de 3.200 policiais militares, 700 bombeiros militares e 100 policiais civis. Além disso, foram realizados 3.335 atendimentos e procedimentos em assistência social. A ocupação da rede hoteleira da cidade atingiu 88,5%.