Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu o Japão nesta segunda-feira (8) e gerou um alerta de tsunami no leste do país, que pode gerar ondas em um relâmpago de até milénio quilômetros do epicentro ao longo das costas do Japão e da Rússia, segundo o PTWC (Núcleo de Alerta de Tsunamis do Pacífico, na {sigla} em inglês).
O tremor ocorreu às 23h15, no horário lugar (11h15, horário de Brasília), a aproximadamente 70 km da costa do país e a uma profundidade de tapume de 53 km, segundo a JMA (Sucursal Meteorológica do Japão na {sigla} em inglês).
A profundeza do tsunami poderá atingir quase três metros em algumas áreas do litoral, incluindo Iwate, Aomori e partes de Hokkaido, disse a JMA.
Um tsunami de 40 cm foi visto nos portos de Mutsu Ogawara, em Aomori, e Urakawa, em Hokkaido, antes da meia-noite, informou a JMA.
O Japão é um dos países mais propensos a terremotos no mundo, com um tremor ocorrendo pelo menos a cada cinco minutos.
A East Japan Railway (9020.T) suspendeu alguns serviços de trem na região, que também foi atingida pelo terremoto de magnitude 9,0 em março de 2011.
Localizado no “Aro de Lume”, um círculo de vulcões e fossas oceânicas que circunda parcialmente a Bacia do Pacífico, o país responde por tapume de 20% dos terremotos de magnitude 6,0 ou superior no mundo.
