
Mais de 47 milénio estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) de Goiânia participam, entre 10 de setembro e 10 de outubro, das avaliações de leitura, escrita, fluidez e matemática do 3º Ciclo do Compromisso Vernáculo Petiz Alfabetizada (CNCA). As provas ajudam os professores a identificar dificuldades, monitorar o progresso e a personalizar as estratégias de ensino para a alfabetização.
A avaliação é feita em uma plataforma disponibilizada pelo Ministério da Ensino (MEC) de forma gratuita, em parceria com o Meio de Políticas Públicas e Avaliação da Ensino (CAEd), da Universidade Federalista de Juiz de Fora (UFJF). São provas de Língua Portuguesa (Leitura do 1º ao 5º ano e Fluidez Leitora e Escrita do 2º ao 5º ano) e Matemática do 1º ao 5º ano.
A Secretaria Municipal de Ensino (SME) explica que se considera uma gaiato alfabetizada quando ela adquire a habilidade de ler e grafar, compreendendo o sistema de escrita e o significado de palavras, frases e textos; capacidade de decodificar, extrair informações explícitas e inferir informações, além de saber usar a linguagem escrita de forma eficiente em diferentes situações.
A avaliação de fluidez leitora mede a capacidade de um estudante ler textos de forma rápida, precisa e com entonação adequada, auxiliando professores a seguir o desenvolvimento dos alunos e a planejar intervenções pedagógicas. A emprego pela SME integra o Compromisso Vernáculo Petiz Alfabetizada, realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados, conforme previsto na Meta 5 do Projecto Vernáculo de Ensino (PNE).
Secretaria Municipal de Ensino (SME) – Prefeitura de Goiânia
