

A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult Goiás) lança, nesta quarta-feira (21/01), às 9 horas, a novidade versão do Baru, sistema de gestão de editais utilizados na letreiro e supervisão de projetos culturais. O evento será realizado no Cine Cultura e é desobstruído a produtores, artistas, fazedores de cultura e demais interessados.
Na ocasião, haverá um momento talhado à apresentação da plataforma e ao justificação de dúvidas sobre o seu funcionamento, além de orientações sobre a novidade Instrução Normativa da Secult para o Programa Goyazes, e da Solução do Juízo Estadual de Cultura.
Batizada de Baru 2.0, a plataforma será utilizada para a letreiro de projetos em todos os editais correntes e futuros da Secult Goiás, abrangendo a submissão, avaliação de proposta e divulgação de resultados.
O novo sistema terá sua primeira utilização destinada às inscrições para o Programa Goyazes, e integrará também as seleções vinculadas ao Fundo de Arte e Cultura (FAC), à Política Vernáculo Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), além de todas as demais chamadas públicas da Secult Goiás.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o Baru 2.0 representa um passo importante na modernização da política cultural em Goiás.
“Estamos avançando para um padrão administrativo mais inteligente, que prioriza perspicuidade, segurança e autonomia para os agentes culturais. O Baru 2.0 é resultado de um processo de escuta e aprimoramento contínuo, pensado para tornar a relação entre o poder público e o setor cultural mais eficiente e transparente”, destaca.
Baru 2.0
Uma das principais mudanças está na forma de aproximação à utensílio. Enquanto a versão anterior utilizava login próprio, o Baru 2.0 passa a ser acessado pelo Portal Expresso, site que reúne serviços de diversas áreas do Governo de Goiás.
Hospedado no domínio solene do Estado e com autenticação via gov.br, o novo portal garante maior segurança e integração com outros recursos governamentais.
A atualização também traz avanços significativos na orientação aos proponentes durante o preenchimento de formulários e planilhas, além da automatização de cálculos e da validação normativa dos projetos.
No detalhamento das propostas, o aplicativo agora indica claramente, em cada campo, se a resposta deve ser inserida manualmente ou enviada em formato do dedo (PDF), reduzindo erros e inconsistências.
A planilha orçamentária foi aprimorada com recursos automáticos e validações que diminuem inconsistências e retrabalho.
Entre as novidades estão o operação automático da taxa administrativa do Programa Goyazes e da taxa de captação, conforme o valor da proposta, com possibilidade de desativação quando não houver intermediação, além da indicação automática da taxa de divulgação, respeitando o percentual mínimo de 5%.
Por termo, o mecanismo passa a realizar a validação automática dos valores conforme a Instrução Normativa, impedindo o envio de propostas com inconsistências.
Dessa forma, a letreiro só poderá ser concluída em seguida a correção de todos os apontamentos feitos pelo mecanismo eletrônico, garantindo mais segurança, eficiência e transparência em todo o processo.
Serviço
Lançamento da Plataforma Baru 2.0
Data: Quarta-feira (21/01)
Horário: 9h
Sítio: Cine Cultura (Núcleo Cultural Marieta Telles Machado – Terreiro Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 2 – Núcleo, Goiânia – GO)
Saiba mais
Secult abre inscrições para Programa Goyazes 2026
Claque Cultural: cultura goiana ganha os palcos da Bahia
Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – Governo de Goiás
