O secretário de Governo de Rio Verdejante, Paulo do Vale (MDB), fez uso vocábulo em sessão solene que homenageia profissionais da extensão da Saúde e em seu exposição destacou a cidade da qual ele foi prefeito, que, segundo ele, é referência em saúde pública no estado. “Nos últimos nove anos, alcançamos um progressão histórico. Saímos de uma cobertura de 17% na atenção básica e chegamos a quase 90%, resolvendo mais de 95% das demandas de saúde e atenção primária da população”, afirmou.

Vale lembrou o período em que esteve avante da Secretaria de Saúde, entre 2009 e 2012, e ressaltou que o maior repto foi restaurar a autoestima dos profissionais e reconquistar a crédito da população. “Encontramos um sistema sucateado, sem medicamentos, sem estrutura e com servidores desmotivados. Nossa prioridade foi valorizar o profissional, oferecer condições dignas de trabalho e prometer qualidade no atendimento.”

O secretário enfatizou ainda o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) uma vez que uma conquista pátrio. “Temos o melhor sistema público de saúde do mundo, e o que o torna grandioso são as pessoas que o fazem suceder: os profissionais da saúde”, afirmou.

Ao final do exposição, Paulo do Vale agradeceu aos colegas de trabalho e reiterou o compromisso com a população. “Parabéns a todos que ajudaram a fazer de Rio Verdejante e de Goiás uma referência em saúde pública. Essa conquista é de cada profissional que escolheu servir e cuidar de vidas.”

A sessão, proposta pelo deputado Lucas do Vale (MDB), está em curso na manhã desta segunda-feira, 3, no Plenário da Reunião Legislativa de Goiás, para homenagear profissionais da extensão médica no Estado.