
Na manhã desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de Goiânia realizou uma Sessão Solene para homenagar o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/Goiânia). O evento foi proposto pela vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) e contou com a presença de alunos, professores e gestores da instituição.
Sabrina Garcez destacou a importância da solenidade como um passo significativo para a conscientização a respeito da realidade enfrentada pelos surdos e surdas. “Vocês nos lembram constantemente que a acessibilidade é um direito fundamental e que devemos trabalhar para remover as barreiras que ainda persistem em nossa sociedade”, afirmou.
A professora Kátia Joseli Basílio Martins agradeceu à vereadora pela solenidade. “O Cas é referência no ensino, atendimento e produção de materiais didáticos para a comunidade surda. É uma grande honra fazer parte desta equipe e contribuir com a promoção de um futuro cada vez mais inclusivo e igualitário”, declarou.
O Superintendente de Diálogos Sociais da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Josevan Marcelino destacou a grandiosidade do trabalho realizado pelos servidores do CAS. “Em um mundo onde a comunicação é a essência de nossa existência, vocês desempenham um papel essencial na vida da comunidade surda de Goiânia”, enfatizou.
A coordenadora da Central de Interpretação de Libras, Maísa Conceição Silva, defendeu a necessidade de acessibilidade e destacou que ser surdo e surda não é ser deficiente. “Fico muito incomodada com o capacitismo da nossa sociedade. Não somos coitados. Somos fortes, esforçados e lutamos diariamente contra esse capacitismo”, ressaltou.
Sabrina Garcez agradeceu aos presentes e renovou seu compromisso com o fortalecimento do CAS e a valorização da comunidade surda. “Esta sessão não é apenas uma homenagem. É um chamado à ação, um convite para que todos nós continuemos a construir pontes e derrubar barreiras. Juntos, podemos criar um futuro onde cada voz seja ouvida e cada gesto seja compreendido”, finalizou.
Sobre o CAS
O Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS/Goiânia), é especializado em atendimento na área da surdez. Ele foi fundado em 10 de outubro de 2005, fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC).
A instituição oferece cursos de formação para os profissionais e atendimento aos estudantes surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação e com outras deficiências associadas, além de seus familiares.