Sabrina Garcez aposta no empreendedorismo para a conquista da autonomia feminina

Sabrina Garcez com Pauline Arroyo, uma das organizadoras da Feira das Minas

Parlamentar articulou cursos de capacitação para expositoras da Feira das Minas com vistas à linha de crédito

Admiradora e apoiadora da Feira das Minas, que ela acredita ser um modelo de oportunidade para minimizar as dificuldades enfrentadas por mulheres no contexto socioeconômico em que vivem, Sabrina Garcez procurou a Fecomércio-GO e o Sicoobi – GO (Sistema de Coooperativas de Crédito de Goiás) para viabilizar patrocínios para a realização do evento.

Da negociação realizada como essas instituições, a vereadora conseguiu articular uma parceria para a realização de cursos de formação gratuitos para as 300 expositoras da feira, que são oferecidos por meio do Sebrae-Goiás, para que elas se qualifiquem com o objetivo de obter linha de crédito via Sicoob- GO. O primeiro curso do Programa de Capacitação em Gestão para o Crédito, foi de Formação de preços de vendas e já foi realizado (7/7). O próximos serão de Orientação ao crédito consciente (21/7), Formalização para o MEI (4/8), e Controles financeiros (18/9). Está em andamento ainda  uma negociação com o Senac para oferecer atrações culturais na programação da Feira.

“Sair do discurso e ir para prática. É disso que eu falo”, comemora Sabrina. “Eu acredito que o empreendedorismo é um caminho para a conquista da autonomia feminina”.

“O apoio da Sabrina Garcez tem sido fundamental para a gente”, comenta Pauline Arroyo, uma das organizadoras da Feira das Minas.

Feira das Minas

Com o objetivo de promover o negócio de mulheres microempreendedoras em Goiânia, a Feira das Minas ocorre duas vezes por mês em Goiânia. Oferece programação alternativa para o fim de tarde: roupas, brechó, artesanato e outros produtos fabricados por ‘minas’ que vivem e trabalham na capital, além de chopp, comidinhas variadas, música ao vivo, bingo e apresentações artísticas. A próxima edição será dia 7/8 no Cepal do Setor Sul.

Autonomia feminina
“A mulher só conquista autonomia se ele tiver nas mãos um apoio verdadeiro para sair da condição de vulnerabilidade”, enfatiza  Sabrina Garcez.

Tirar as mulheres da situação de vulnerabilidade social, oferecendo condições para que elas conquistem seu lugar no mercado de trabalho ou como empreendedoras e assim tenham condições de sair do eterno ciclo de pobreza, dependência, abuso e violência é um dos principais objetivos de Sabrina Garcez na política. Adepta da prática, a pré-candidata à Câmara Federal defende a efetivação de programas de qualificação profissional, linhas de crédito e transferência de renda, entre outros, destinados exclusivamente a mulheres.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que:

– apenas 8% das mulheres são donas de negócios;

– dessas, somente 17% são negras;

– o rendimento médio mensal de homens brancos é de R$ 2.796,00;

– já mulheres brancas recebem, em média, R$ 1.957,00 por mês;

– a renda média mensal de pessoas pretas ou pardas pode ser até 73,9% inferior em comparação com o rendimento das brancas;

– e o número de mulheres desempregadas é 29% maior em relação ao quantitativo de homens sem emprego.