Rosa do deserto: saiba como cultivar essa linda flor

A rosa do deserto vem conquistando cada vez mais admiradores por contar com uma beleza impressionante e singular. Apesar de poder chegar até 4 metros em seu espaço natural, a rosa do deserto, também conhecida com adenium, é muito vendida em tamanho pequeno, principalmente por quem cultiva bonsais.

Assim sendo, confira uma matéria completa sobre esta flor em que você aprenderá a melhor maneira de cultivar a cuidar dela, além de conhecer um pouco mais sobre essa espécie tão única e bela. Encante-se!

Como cultivar rosa do deserto

  • Ambiente: antes de tudo, determine um local para cultivar a planta. Parecido com cactus, o local ideal para a rosa do deserto, além de arejado, é uma área bem ensolarada em que haja sol por pelo menos quatro horas. A flor necessita de luz para florescer.
  • Vaso: escolha um vaso que apresente boa drenagem de água.
  • Preparação do vaso: preencha o fundo com pedras e uma tela plástica para as raízes não saírem do vaso. Coloque um pouco de areia e, depois, húmus de minhoca. Para finalizar, misture 2/3 de areia grossa com 1/3 de substrato (de alta drenagem) e complemente o vaso até a borda.
  • Plantio: assim que o vaso estiver pronto, faça um pequeno buraco no centro e coloque a muda e enterre sem pressionar muito e molhe bem a flor. Já com as sementes, você deve colocá-las sob o substrato umedecido, molhar bem e, após isso, cobrir com um pouco mais de substrato e molhar mais uma vez. Lembre-se de manter úmido, mas sem encharcar e germinar a pleno sol.
  • Irrigação: as rosas do deserto necessitam de bastante água para o seu desenvolvimento, porém, assim como a maioria de outras espécies, o solo não deve ficar muito encharcado. Dito isso, escolha vasos que apresentam uma boa drenagem de água e regue a flor com moderação.
  • Adubação: use um bom fertilizante orgânico para florescer melhor, mas lembre-se de nunca aplicá-lo diretamente nas raízes, assim como quando a terra estiver seca. Dito isso, regue bem a planta antes de aplicar o fertilizante.
  • Transplantar: a cada replantio (que deve ser feito a cada 2 ou 3 anos), você deve deixar a a base do caule um pouco mais para cima, deixando a parte superior das raízes aparentes.
  • Podar: remova as flores murchas e feias semanalmente. Use sempre luvas ao podar ou manusear a flor, pois a seiva é altamente tóxica, assim como faça uso sempre de materiais de boa qualidade.
  • Floração: a floração das rosas do deserto geralmente ocorre na primavera, podendo também florescer no verão ou no outono.

Não é tão complicado assim, não é mesmo? Agora que você já sabe como cultivar e cuidar da sua rosa do deserto, venha se encantar ainda mais com esta flor…

Posto agora algumas que minha irmã (Gislaine) cultiva em sua residência em Fazenda Nova, Goiás: