Neste sábado, 1º, o município de Rialma recebeu a 25ª edição do Programa Deputados Cá, promovido pela Diretoria de Participação Popular da Parlamento Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O projeto, que já percorreu diversas regiões do Estado, leva atendimentos gratuitos, serviços de cidadania e ações sociais à população do interno, aproximando o Legislativo do cidadão e fortalecendo o compromisso com o bem-estar dos goianos.

A sinceridade solene, realizada na Rossio Sete de Setembro, contou com a presença do presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto (UB), e dos deputados Mauro Rubem (PT), Bia de Lima (PT), Veter Martins (UB), Talles Barreto (UB), Julio Pina (SD) e Wilde Cambão (PSD). Também participaram o prefeito de Rialma, Dr. Lucas (UB), o prefeito de Goianésia, Renato de Castro (UB), além de diretores, secretários, servidores da Parlamento Legislativa e centenas de moradores da região.

Durante a cerimônia de sinceridade, a moradora Simone Lúcia recebeu a escritura da mansão própria, documento que esperava há dez anos. Visivelmente emocionada, ela agradeceu pela conquista. “Eu quero agradecer primeiramente a Deus e depois aos deputados cá presentes. Esperei por esse documento por muito tempo e hoje posso expor que meu sonho foi realizado. Agora eu tenho a certeza de que a mansão é realmente minha”.

Desde as primeiras horas da manhã, a terreiro ficou movimentada com a chegada dos moradores em procura dos atendimentos. Na extensão da saúde, foram oferecidas consultas médicas, exames de ultrassonografia e mamografia, atendimentos oftalmológicos com entrega gratuita de óculos, além de testes de glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação, auriculoterapia, e castração e vacinação de cães e gatos.

Compromisso com o povo

A dona de mansão Maria do Socorro da Silva, de 54 anos, foi uma das primeiras a realizar o revista de ultrassom. “Eu estava há meses tentando fazer esse revista pelo posto de saúde e não conseguia vaga. Quando soube que o Deputados Cá viria, cheguei cedo para prometer meu atendimento”.

No espaço reservado aos exames de mamografia, a moradora de Rialma, Rosângela Roble, de 48 anos, aproveitou para cuidar da saúde. “Eu nunca tinha feito o revista antes, tinha pânico e também dificuldade de conseguir marcar. Cá foi dissemelhante, as profissionais foram atenciosas e explicaram tudo direitinho”.

Os atendimentos do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) também tiveram grande procura. Foram emitidas novas vias de título de votante, e realizadas regularizações e transferências. Guilherme Ferreira, de 19 anos, conseguiu exprimir o documento pela primeira vez. “Eu ainda não tinha meu título e ia precisar viajar até Goianésia para fazer. Quando soube que o TRE estaria cá, aproveitei”, relatou.

Na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), diversos atendimentos foram realizados, incluindo casamentos, divórcios e testes de paternidade. Carolina Mendes, de 32 anos, aproveitou o serviço para tirar dúvidas sobre pensão alimentícia. “O pai da minha filha nunca a registrou. Quero ver o que faço para pedir pensão”.

A funcionária pública Débora Caiado também foi uma das primeiras a chegar para utilizar mais de um serviço. “Vim trazer minha neta no dentista e aproveitar para castrar o Zeus, nosso cachorro de um ano. O atendimento foi ótimo, todo mundo muito educado. E ainda vamos aproveitar o almoço”, contou, satisfeita.

Durante o evento, também foram disponibilizados serviços de venustidade, porquê incisão de cabelo, maquiagem, massagem e limpeza de pele, além de atividades recreativas para as crianças. 

Empresas parceiras, porquê Saneago e Equatorial, ofereceram regularização de cadastros e orientações sobre consumo consciente, enquanto o Serviço Social do Transacção (Sesc) e o Serviço Pátrio de Aprendizagem Rústico (Senar) promoveram atividades de lazer e qualificação profissional. A Feira do Produtor Rústico e o Programa Mais Serviço, do Governo estadual, realizaram recrutamento de vagas em parceria com empresas locais.

Autoridades

Em seu oração, o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), ressaltou o alcance social e humano do programa. “Do Setentrião ao Sul do Estado, temos cá lideranças e cidadãos de várias cidades. Isso mostra o quanto o Deputados Cá é um projeto que une e transforma. A Parlamento deixou de ser somente um prédio em Goiânia para se tornar uma instituição presente na vida das pessoas. Estamos ouvindo o cidadão, identificando demandas e apresentando soluções para melhorar a vida dos goianos”. 

O deputado Mauro Rubem (PT) reforçou a relevância dos atendimentos na extensão da saúde. “Essas ações são fundamentais para prometer o recta à saúde de todos. “A Parlamento, ao vir até os municípios, mostra que está comprometida com o bem-estar da população. Quando o poder público se aproxima, ele se torna mais humano”.

A deputada Bia de Lima (PT) destacou o caráter participativo da iniciativa. “O Deputados Cá é um exemplo de política pública construída com o povo e para o povo”.  

Já o deputado Veter Martins (UB) ressaltou o impacto humano das ações. “Ver o fulgor nos olhos das pessoas ao receber um documento, a escritura, ao fazer um revista, ou simplesmente ao serem ouvidas, é o que dá sentido ao nosso trabalho”.

O prefeito de Rialma, Dr. Lucas (UB), agradeceu a parceria com o Legislativo estadual e a presença dos parlamentares. “Rialma se sente honrada em receber esse grande mutirão de cidadania. Ver tanta gente sendo atendida, recebendo cuidados e resolvendo pendências, mostra a força dessa iniciativa”, agradeceu.

Tradicional em todas as edições, o cardápio do almoço teve arroz carreteiro. Além de saborearem o prato no lugar, muitos participantes do programa levaram uma porção para mansão.

Próximas edições

Com o objetivo de levar cidadania a todas as regiões de Goiás, a Moradia de Leis realizará o Programa Deputados Cá em mais quatro municípios durante o mês de novembro. Confira aquém a programação:

8/11 –  Águas Lindas de Goiás

15/11 – Iporá

22/11 – Niquelândia

29/11 – Uruaçu