A Parlamento Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou uma sessão solene extraordinária na tarde desta quinta-feira, 25, em homenagem a integrantes do Poder Judiciário goiano. A iniciativa, proposta pelo deputado Lucas do Vale (MDB), resultou na entrega do Certificado do Préstimo Legislativo a diversas personalidades presentes no Plenário Iris Rezende.

A mesa diretiva da solenidade foi composta por diversas autoridades, incluindo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o secretário de Governo de Rio Virente e ex-prefeito do município, Paulo do Vale; e a procuradora-geral da Alego, Andreya da Silva Matos Moura.

Também estiveram presentes na bancada a subcoordenadora do Grupo de Atuação Privativo de Repressão ao Delito Organizado e promotora de justiça, Gabriella de Queiroz; o serventuário da Justiça em Rio Virente, solene e tabelião, Franklin Wilson Xavier; o tabelião de Aparecida de Goiânia, Bruno Quintiliano Silva Vieira; e o comandante de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, Coronel Amilton. O evento foi transmitido ao vivo pelo conduto da Alego no YouTube.

Lucas do Vale presidiu a cerimônia e fez uso da tribuna para enaltecer a valia da categoria. Ele afirmou que o Poder Judiciário é o “pilar do Estado Democrático de Recta” e assegura que a norma jurídica seja um “instrumento real de proteção dos direitos fundamentais, de promoção da justiça e de preservação da distinção da pessoa humana”. Vale destacou o compromisso dos homenageados com a segurança jurídica e o interesse público, ressaltando que eles enfrentam desafios complexos para prometer a ordem e a justiça.

Reconhecimento

Em sua fala, o tabelião Franklin Wilson Xavier, serventuário da Justiça em Rio Virente, expressou sua gratidão e elogiou a iniciativa do deputado Lucas do Vale por reconhecer os profissionais que dedicam suas vidas ao serviço judiciário. Ele compartilhou uma reflexão baseada no poema “Cantiga do Tamoio”, de Gonçalves Dias, adaptando uma citação para descrever a jornada de dedicação e superação no Judiciário: “A vida é uma luta que abate os fracos, mas que exalta os fortes”.

Outro homenageado, o tabelião Bruno Quintiliano Silva Vieira, de Aparecida de Goiânia, descreveu a honraria porquê “mais do que uma honra”, afirmando que é uma “emoção profunda”. Ele destacou que o reconhecimento da Mansão de Leis serve porquê “combustível” para que os profissionais continuem servindo à Justiça com humildade, moral e responsabilidade. Quintiliano enfatizou o papel dos cartórios porquê “braços estendidos da Justiça”, que entregam “sossego social, segurança jurídica e cidadania” à população.

A tabeliã Isadora Vasconcelos de Moraes, do Cartório de Notas e Protesto de Paraúna, também agraciada com o Certificado do Préstimo Legislativo, discursou em nome dos homenageados. Ela sublinhou o caráter coletivo da honraria, destacando que ela reconhece o esforço de centenas de profissionais que garantem a segurança jurídica e a crédito da população. Também abordou o duelo de modernizar os serviços cartorários, mencionando a evolução tecnológica que permite a realização de atos de forma remota.

O presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, agradeceu a homenagem em nome de toda a categoria. Ao relembrar sua trajetória de quase 30 anos no Ministério Público de Goiás, 16 no Tribunal de Justiça e um ano e meio adiante do da namoro eleitoral, ele afirmou que é no Judiciário que a população encontra “as mãos estendidas para a proteção, sem privilégios”.