capital
Ato reúne sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos
Foto: Jucimar de Sousa
Goiânia é uma das cidades em que, neste domingo (21), pessoas foram às ruas em protesto contra a PEC da Blindagem. O ato, que acontece na Rossio Universitária, reúne sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos em mobilização contra a proposta aprovada na Câmara, que agora segue para estudo no Senado, e que os organizadores classificam porquê a “PEC da Bandidagem”.
O texto prevê que deputados e senadores só poderão ser julgados ou presos pelo Supremo Tribunal Federalista (STF) com autorização prévia da respectiva Lar Legislativa, exceto em casos de flagrante de violação inafiançável — medida criticada por transformar o procuração parlamentar em um “escudo contra a Justiça”.
Além da PEC, os manifestantes também protestam contra a decisão da Câmara de dar regime de urgência ao projeto de anistia, que pode beneficiar investigados pelos ataques às instituições democráticas. A mobilização de Goiânia integra uma série de atos que ocorrem simultaneamente em 33 cidades do país, incluindo 22 capitais, e segue reunindo cidadãos nesta tarde.
Protesto contra a PEC da Blindagem acontece na Rossio Universitária, em Goiânia; veja fotos
Veja porquê votou cada deputado goiano na PEC da Blindagem
A Câmara dos Deputados aprovou, em segundo vez, a chamada PEC da Blindagem, que dificulta a rombo de processos criminais e prisões contra senadores e deputados. O texto recebeu 344 votos favoráveis e 133 contrários. No primeiro vez, já havia pretérito por ampla maioria, com 354 votos em prol e 134 contra. Agora, a proposta segue para o Senado. Veja cá porquê votou cada deputado goiano!
Leia mais sobre a PEC da Blindagem:
