
Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde oferece assistência semanal a acamados nas residências e conta com médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliar bucal
Quem tem paciente acamado e dependente dos outros encontra amparo no Programa Melhor em Casa, disponibilizado pela Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Prestes a completar seis anos, em outubro, o programa beneficia famílias de 150 pacientes, semanalmente atendidos em casa por uma equipe multidisciplinar de saúde.
O programa conta com médico, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, técnico de enfermagem, odontólogo e auxiliar bucal.
Pessoas como a ex-diarista Irene Paes de Lima, 52 anos, sabem a importância de receber médica, nutricionista, fisioterapeuta, técnico em enfermagem e odontólogo equipados para cuidar da mãe, Maria Tereza de Jesus, de 75 anos, acamada num quarto de casa há sete anos.
Moradora do Setor Ponta Kayana, Irene hoje se dedica a zelar de Maria Tereza, que sofre do mal de Alzheimer e foi inserida no Programa Melhor em Casa em dezembro do ano passada. Deitada na cama hospitalar fornecida pela prefeitura, a paciente é higienizada e alimentada pela família, e avaliada semanalmente pela médica do programa, Giselle Costa.
A paciente passa por sessão de fisioterapia com movimentos que ajudam na circulação sanguínea e reforço muscular. A dieta é conferida pelas nutricionistas para reforçar a hidratação e evitar a desnutrição alimentar.
Para ter acesso ao Programa Melhor em Casa, orienta a coordenadora, Amanda Azevedo, os familiares do paciente têm que procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar uma visita.
Um médico da equipe vai até a casa para verificar se o perfil se encaixa no atendimento, exclusivamente para pessoas acamadas, ou seja, sem mobilidade. Se o paciente se encaixa, será estabelecido o protocolo para o caso, contendo o número de visitas e quais profissionais da equipe vão até a residência, semanalmente.
Após agendada a visita, os profissionais se dirigem até o endereço onde se paramentam com aventais descartáveis, toucas e outros itens de proteção para evitar contaminação do paciente e da equipe. É feito contato com o familiar cuidador e realizado o procedimento previsto para a vista.