Durante solenidade proposta pelo vereador Rogério Almeida, mais de 60 profissionais receberam certificados em reconhecimento ao papel necessário que desempenham na promoção da ensino inclusiva no município
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 29/10/2025. Na noite desta quarta-feira, 29, a Câmara Aparecida realizou uma homenagem próprio aos profissionais de base escolar, por meio de propositura do vereador Rogério Almeida. Durante a solenidade, foram entregues mais de 60 certificados em reconhecimento ao trabalho desses servidores, que desempenham uma função necessário para prometer a inclusão, a permanência e o tirocínio efetivo de todos os alunos no envolvente educacional.
Com um papel que vai além do suporte físico ou operacional, os profissionais de base escolar integram a equipe pedagógica e contribuem diretamente para o desenvolvimento integral dos estudantes, mormente daqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação. Esses profissionais atuam no auxílio individualizado aos alunos que necessitam de comitiva nas atividades da rotina escolar, promovendo autonomia, participação e inclusão nas práticas pedagógicas. Embora não substituam o professor, trabalham em parceria jacente com a equipe docente, colaborando para a construção de um envolvente educacional mais hospitaleiro, atingível e igualitário.
Dando início à solenidade, compuseram a mesa diretiva o pediatra da rede municipal, Dr. Gilson Carlos, o propositor do evento e vice-presidente da Câmara de Aparecida, vereador Rogério Almeida, a presidente do Movimento Famílias de Autistas de Aparecida de Goiânia (MFA), Poliana Teixeira, a psicopedagoga do projeto TEA Agir, Nilva Alves, o coordenador regional de Instrução de Aparecida de Goiânia, Hugo Leonardo Costa e Silva, a representante da Secretaria Municipal de Instrução, Tânia Lopes e a representante dos Conselhos Tutelares de Aparecida, Célia Maria Fernandes, além do vice-prefeito da cidade, João Campos.
Em seu oração de lhaneza, o vereador Rogério Almeida destacou que o objetivo do evento era homenagear e reconhecer os profissionais da ensino inclusiva do município, que têm contribuído com paixão e dedicação para o desenvolvimento dos alunos atípicos e o fortalecimento de suas famílias.
“Que esta noite seja marcada pela gratidão, pelo reconhecimento e pela valorização daqueles que fazem da inclusão uma verdade”, afirmou.
A presidente do Movimento Famílias de Autistas de Aparecida de Goiânia (MFA), Poliana Teixeira, definiu o encontro uma vez que um momento de celebração para aqueles que se dedicam não exclusivamente a ensinar, mas a transformar vidas. Ela ressaltou que, ao mourejar com crianças autistas e neurodivergentes, os profissionais enfrentam um universo único, referto de cores, sons e diferentes formas de sentir e compreender o mundo, e é nesse contexto que atuam com sensibilidade, paciência e paixão.
“Vocês constroem pontes que ligam o conhecimento ao afeto, a escola ao lar e o tirocínio à vida”, discursou.
Na sequência, a psicopedagoga Nilva Alves destacou a valor do profissional de base, mormente no atendimento à rapaz autista, afirmando ser impossível ao professor atuar em sala de lição sem o suporte desse profissional, responsável por prometer o zelo, o zelo e o paixão que são direitos dessas crianças.
Dando ininterrupção, o vice-prefeito de Aparecida, João Campos, afirmou que reconhecer esses profissionais é extremamente oportuno, uma vez que eles exercem uma função que exige dedicação específica, sensibilidade diferenciada e grande capacidade de compreensão e paciência.
Encerrando os discursos, em suas considerações finais, o vereador Rogério Almeida ressaltou que a noite de celebração não partiu de uma iniciativa sua, propriamente dita, mas sim dos pais e mães que, junto ao MFA, apresentaram a proposta da homenagem, também em menção ao Dia do Professor. Ele também reconheceu as dificuldades diárias enfrentadas pelos profissionais da ensino inclusiva, que, apesar dos desafios, chegam às escolas todos os dias com paixão, carinho e dedicação às crianças.
Por termo, Rogério relatou a emoção ao ouvir o prova de uma mãe que, anteriormente, lamentava a falta de assistência próprio ao fruto e que, hoje, celebra o visível desenvolvimento da rapaz graças ao trabalho dos profissionais de base. O vereador destacou ainda que tem cobrado da Prefeitura uma atenção próprio à motivo da inclusão escolar.
O ato final da solenidade foi marcado pela entrega, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, de dezenas de certificados em reconhecimento ao trabalho fundamental realizado pelos profissionais de base escolar.
Departamento de Notícia (3283-2525)
Diretora de Notícia – Thais Vaz
Assessor de Notícia – Paulo Cavalcanti
Fotógrafo – Marcelo Silva
