Provável mudança
Segundo o jornal inglês The Times, data deve ser tratada uma vez que uma sexta-feira generalidade em razão de obrigações no pacote de direitos de transmissão
Foto: Divulgação/Premier League
A Premier League pode confirmar uma rara quebra de tradição, que vem desde a dez de 1960, em seu calendário de término de ano: o Boxing Day. A data comemorativa, celebrada no dia 26 de dezembro, logo depois o Natal, e inspirada em tradições da era vitoriana, normalmente tem uma rodada completa ou quase completa de jogos do Campeonato Inglês. Levante ano, a tendência é que seja exclusivamente um.
A mudança se daria em razão da negociação dos direitos de transmissão. A liga vende aos seus detentores um pacote com 33 rodadas de final de semana mais cinco em meios de semana. No ano pretérito, o Boxing Day caiu numa quinta-feira, que abriu a rodada do término de semana com oito jogos. No final de semana, iniciou-se outra rodada.
Segundo o jornal inglês The Times, isso deve mudar. Em 2026, a data cai numa sexta-feira. Com a expansão da FA Cup para os finais de semana e o compromisso da liga em manter o pausa entre partidas de cada equipe em 48 horas nas rodadas de término de ano depois reclamações de técnicos e jogadores, a tendência é que o Boxing Day seja tratado uma vez que a introdução da rodada de término de semana, a 18ª. Em consequência, só uma partida seria marcada para a sexta-feira.
A possibilidade da quebra da tradição já havia sido ventilada no início da temporada, quando o calendário inicial da liga já previa os jogos da 18ª rodada para o dia 27 de dezembro. Segundo o The Times, ainda há discussões em curso, mas a tendência é que essa programação não mude.
A mudança no calendário pode repetir o que aconteceu na primeira metade dez de 1980, quando o Boxing Day passou por anos com poucos e até nenhum jogo. Em 1982, os jogos comemorativos foram movidos para o mesmo dia 27. No ano anterior, a data só teve duas partidas. (POR O GLOBO)
