
A Prefeitura realizou, na terça-feira (6/1), a entrega de kits de hortaliças para famílias atendidas pelo Cras Jardim Novo Mundo. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Negócio, Cultura e Serviços (Sedicas), por meio do Projeto Quintal Comunitária.
A ação beneficiou diretamente 150 famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo o entrada a vitualhas frescos e nutritivos. Ao todo, foram distribuídos 180 kits contendo alface, rúcula, coentro, cebolinha e rabanetes, somando mais de 300 quilos de hortaliças colhidas na quintal do Paço Municipal. A entrega contou com a participação da vice-prefeita, Coronel Cláudia Lira, e equipes da assistência social.
“O programa de hortas comunitárias tem uma vez que objetivo promover a segurança nutrir e nutricional por meio da implantação de hortas e de ações de compostagem, assegurando o recta humano à alimento adequada”, afirma a vice-prefeita. Secção da produção é destinada ao Banco de Vitualhas municipal, fortalecendo as políticas públicas de assistência social, além de atender unidades de saúde, associações e institutos de recuperação.

Atualmente, o município conta com 12 hortas comunitárias em funcionamento. Em 2025, foram produzidos e doados 16,8 milénio quilos de hortaliças, beneficiando diretamente mais de oito milénio pessoas. O programa também incentiva a capacitação técnica, com treinamentos oferecidos pelo Senar Goiás, o cultivo coletivo e a inclusão produtiva, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e o fortalecimento da cooperação comunitária.
A Sedicas é responsável por todas as etapas do projeto, incluindo preparo do solo, plantio, manutenção das hortas, capacitação técnica, colheita e distribuição dos vitualhas. O programa é o único de combate à instabilidade nutrir do município reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Miséria, reforçando o compromisso da Prefeitura com a proteção social e a garantia de direitos.
Fotos: Semasdh
Secretaria Municipal de Informação – Prefeitura de Goiânia
