Prefeitura de Trindade realiza 27 Mutirões da Saúde e Cidadania, com mais de 30 mil atendimentos em 2023

Ao longo da semana foram realizadas últimas edições do ano, 25ª, 26ª e 27ª, na Vila Pai Eterno, Conjunto Dona Iris 2 e Setor Palmares. “Encerramos as atividades e ações junto à comunidade. E ficamos muito felizes com resultado que obtivemos. 2024 será ainda de mais realizações. Deixo meu agradecimento a todos que participaram”, pontua prefeito

Ao longo desta semana a Prefeitura de Trindade realizou três Mutirões da Saúde e Cidadania, em uma Ação do bem. Foram as edições 25ª, 26ª e 27ª, realizadas na Vila Pai Eterno, no Conjunto Dona Iris 2 e no Setor Palmares. Estas foram as últimas edições deste ano.

Em 2023, foram 27 mutirões, mais de 30 mil atendimentos prestados à população com o objetivo de levar os serviços da prefeitura para próximo da população. A iniciativa facilita o acesso àquelas famílias que precisam de serviços e que não conseguem, em outros momentos durante a semana, por conta do trabalho ou outras questões.

O prefeito Marden Júnior acompanhou de perto o trabalho realizado em cada mutirão. “Encerramos aqui o nosso ano de atividades e ações junto à comunidade. E ficamos muito felizes com o resultado que obtivemos. Ano que vem será ainda de mais realizações. Deixo o meu agradecimento a todos que participaram”, pontua.

Na área da saúde foram oferecidos atendimentos em ultrassonografias (pélvica, abdômen superior e inferior, mamas, próstata, tireoide e obstétrica), consultas com clínico geral e dentista. Também foram disponibilizados vacinação, testes rápidos e liberação de exames de alta complexidade.

Na assistência social os atendimentos foram do programa Bolsa Família, CadÚnico, carteiras do autista (identificação), da pessoa idosa, passe livre da pessoa com deficiência, passaporte do idoso para gratuidade para transporte rodoviário dentro do Estado de Goiás, auxílio natalidade e atendimento com assistente social.

Também foi realizada a confecção de cartões de estacionamento preferenciais, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

“Foram 27 mutirões durante esse ano, mais de 30 mil atendimentos realizados das áreas da saúde, assistência social e SMT. Percorremos todas as regiões da cidade. Agora vamos pausar por conta das festas de fim de ano. Voltamos em janeiro com uma nova roupagem, com mais serviços de outras secretarias”, reforça Gustavo Queiróz, secretário municipal de Saúde.

A secretária de Assistência Social, Rouane Azevedo, destaca que o mutirão é a principal forma de estar perto e facilitar o atendimento às pessoas.

Algo que também marcou os mutirões foram os momentos de revelação do sexo de bebês, após o exame de ultrassom realizado na hora, no local.

A moradora do Setor Pontakayana, Fernanda da Silva, está gravida há 5 meses, foi uma dessas pacientes. Ela conta que havia tentado o ultrassom antes, as a bebê estava sempre de perna fechada e por isso não conseguiam descobrir o sexo. Mas neste sábado, após refazer o exame, ela descobriu que se trata de uma menina.

A descoberta foi feita após a revelação do prefeito, em um momento muito alegre e especial. A moradora, que tem cadastro na Secretaria de Assistência Social, já levou para a casa um kit enxoval.

“Eu sempre senti que era uma menina e descobri. Eu só sabia chorar. Não tinha nem palavras pra agradecer”, disse Fernanda. “É muito importante esse tipo de ação, porque muitas mães não conseguem ou não tem tempo para fazer. Aí é só vir aqui e fazer a ficha. Então é muito bom”, contou a moradora.