
Iniciativa tem por objetivo estimular contato dos alunos com plantio e apreciação por esses alimentos e, assim, atingir também as famílias. Presidente da Agência de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo da Silva afirma que todas escolas e Cmeis do município vão receber programa
A Prefeitura de Trindade lançou, nesta quarta-feira (16/06), o projeto Horta Escolar, na Escola Municipal Maria Dolores, no Residencial Renata Park. A iniciativa tem por objetivo estimular o contato dos alunos com o plantio e a apreciação desses alimentos e, assim, atingir também as famílias.
O presidente da Agência de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo da Silva, afirma que todas as escolas e Cmeis do município vão receber o programa.
A Escola Maria Dolores é a terceira unidade educacional que recebe a iniciativa. O Cmei Joaquina Braz e a Escola Municipal Padre Antão Jorge foram os primeiros.
“Todas as escolas têm esse sonho de ter uma horta onde as crianças vão aprender a lidar com a plantação”, diz Esmeraldo da Silva. “É como um dever que ela pode levar para dentro de casa, ensinar os pais a trabalhar com a horta”, afirma. “Então, esse é o objetivo nosso, a partir do segundo semestre implantar em todas elas”, destaca.
O diretor da unidade, Wallyson Anselmo Arantes, contou que ele e os colegas haviam tentado fazer uma horta na escola duas vezes, e que agora, com esse novo projeto do município, finalmente foi possível. Segundo afirma, o incentivo vai melhorar tanto a alimentação quanto o aprendizado.
“Vai mudar todo o sistema cognitivo da criança, unindo teoria com a prática”, diz o diretor Wallyson. “É um aprendizado que vai ter durabilidade e conexão da vida da criança juntamente com as suas famílias. Isso faz diferença não só dentro da unidade escolar, mas fora dela também”, pontua.
O Horta Escolar conta com a parceiras da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), da Faeg Jovem Trindade, Sindicato Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e da empresa Itagi Agro.
Para o diretor comercial da Itagi Agro, Carlos Toledo, todos devem colaborar com iniciativas como essa. Segundo ele, a cultura de um país começa pela educação, e projetos como o Horta Escolar são capazes de influenciar no desenvolvimento das crianças.
“Aqui no nosso país, a partir de Trindade, nós estamos construindo culturas que alicerçam a unicidade e a força dos poderes junto à população. Proporcionando uma pequena mudança de hábito, de se levar um projeto via educação, para todas as famílias, influenciando para que grandes coisas aconteçam no município. Eu acredito muito nisso e a educação é primordial”, afirma Carlos Toledo.