
O Gabinete de Crise Climática da Prefeitura de Goiânia autorizou a substituição de 20 árvores da espécie sibipiruna, no Setor Sul, porquê segmento de um planejamento estratégico para prevenir acidentes em vias públicas. A ação ocorre neste sábado (15/11) e domingo (16/11) em resposta ao laudo técnico da Escritório Municipal do Meio Envolvente (Amma).
A operação conta com pedestal da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), que fará a interdição totalidade das vias. Agentes estarão no lugar para orientar os condutores e realizar os desvios necessários. As equipes iniciam os trabalhos na Rua 132, entre a Rua 87 e a Rua 89, das 7h às 18h. No domingo (16/11), a operação será realizada na Rua 148, entre a Avenida 136 e a Rua 87, das 7h às 18h, com entrada lugar permitido unicamente a moradores e serviços essenciais.

A substituição das árvores ocorre em decorrência de laudo que apontou graves problemas fitossanitários, porquê a presença de brocas, necroses, galhos secos e inclinação acentuada, indicando o término de seu ciclo biológico, além do risco de quedas. Uma vez que indemnização ambiental, serão plantadas 11 mudas das espécies escumilha-africana e resedá-gigante, além de 9 da espécie nó-de-porco.
Planejamento e realização
Os trabalhos serão executados pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), que mobilizou 35 servidores para a operação. A escolha pelo término de semana para a realização do serviço visa reduzir os transtornos no trânsito e na rotina dos moradores, devido ao menor fluxo de veículos nas vias.

A ação preventiva se soma a outras iniciativas do Gabinete de Crise para evitar transtornos nas vias públicas com a chegada das chuvas. Em um dia de poderoso chuva, a Comurg removeu 70 árvores caídas. Em outro, chegou a registrar 132 quedas de árvores devido aos ventos intensos. Nos últimos nove meses, a Comurg já realizou mais de 85 milénio podas de árvores em diversas regiões de Goiânia.
Fotos: Luciano Magalhães
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia
