
O prefeito Sandro Mabel assinou, nesta segunda-feira (9/9), termo de cooperação técnica com a Polícia Rodoviária Federalista (PRF), tornando Goiânia a primeira cidade do Brasil a firmar parceria voltada ao compartilhamento de dados para o enfrentamento da criminalidade. O pacto prevê a troca de informações entre a PRF e a Guarda Social Metropolitana (GCM), que também atuará na ampliação da segurança pública na capital.
A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença do superintendente da PRF em Goiás, Evandro Dalton, do patrão de gabinete da PRF, Renato Castro, do procurador-geral do município, Wandir Allan, do secretário de Infraestrutura Urbana, Francisco Lacerda, do secretário pessoal, Ariel Viveiros, e do comandante da GCM, Gustavo Toledo. Durante a cerimônia, o prefeito ressaltou que a integração entre as forças de segurança é fundamental para tornar Goiânia uma cidade mais segura.
“Estamos firmando um convênio importantíssimo que vai permitir a troca de informações entre a PRF e a nossa Guarda Social Metropolitana. Com essa integração, vamos ter chegada a dados e ocorrências em todo o país, o que fortalece o combate a roubos, furtos e assaltos. Goiânia não pode conviver com a criminalidade e, por isso, estamos investindo em ações que tragam mais segurança à população”, afirmou Mabel.
O superintendente da PRF em Goiás, Evandro Dalton, destacou que a capital goiana é pioneira nesse tipo de parceria. “A PRF tem buscado, em contextura vernáculo, firmar cooperações com municípios. Goiânia é a primeira cidade a aderir, e acreditamos que essa iniciativa vai trazer mais segurança à sociedade. A Guarda Municipal terá um papel fundamental no uso dessas ferramentas e não temos incerteza de que os frutos dessa integração serão fantásticos”, disse.

O comandante da GCM, Gustavo Toledo, explicou que a cooperação dará à corporação chegada a dados federais que antes não estavam disponíveis em nível municipal. “Um veículo roubado em outro estado, por exemplo, poderá ser identificado em tempo real ao entrar em Goiânia, permitindo uma resposta imediata. Esse chegada qualifica nossa atuação e aumenta a proteção da população. É uma conquista importante, fruto da formalidade do prefeito Sandro Mabel em ampliar os mecanismos de segurança na cidade”, destacou Toledo.
Foto: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Notícia (Secom) – Prefeitura de Goiânia
