Prefeito Marden Júnior abre programação do aniversário de 31 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) em visita ao Cras do Laguna Park

Instituição atende 23 setores da região. Atividades são voltadas para crianças, adolescentes e idosos. “A mensagem mais forte é a de gerar expectativas para uma população que, sem essas condições, não teria as mesmas oportunidades”, afirma prefeito

O prefeito Marden Júnior visitou, na segunda-feira (28/06), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Laguna Park. Ele abriu a programação do aniversário de 31 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), celebrado em 13 de julho.

O Cras do Laguna atende 23 setores da região. As atividades são voltadas para crianças a partir de seis anos, adolescentes e idosos de 60 anos em diante.

“Enxergo no trabalho social dos Cras a possibilidade para que nossas crianças conheçam a realidade dos seus direitos como cidadãs para terem um futuro melhor”, enfatiza o prefeito. Para ele, “a mensagem mais forte é a de gerar expectativas para uma população que, sem essas condições, não teria as mesmas oportunidades”.

Os atendidos são adolescentes que encontram nas brincadeiras lúdicas do Centro de Referência um escape, em especial nesses dias de pandemia e de isolamento social. “Aqui tenho alguma coisa pra fazer, brinco, aprendo”, destaca Caíque Leonardo, 14 anos, morador do Laguna.

O Cras separou as turmas em 23 grupos que têm dias e horas específicos para as atividades, evitando aglomerações, explica a técnica de referência da unidade, Ângela Araújo Rocha. Segundo ela, as atividades que abrem as comemorações do ECA foram divididas no eixo Direito de Ser e no sub-eixo Direito de Brincar. “As atividades provocam reflexões que, futuramente, vão garantir o empoderamento das crianças sobre esses direitos”, argumenta.

A coordenadora do Cras, Neide Zago Santana, informa que a unidade possui 82 frequentadores nas diferentes idades. De modo geral, a comunidade atendida é beneficiada com sua inserção automática nos programas sociais e inclusão no Cadastro Único. “Somos a porta de entrada para famílias que detectamos serem necessitadas dos benefícios dos diversos programas ofertados, como o Programa de Atendimento Integral à Família”, conclui.