A Polícia Social realizaram, na manhã desta quarta-feira (17), mais uma lanço da “Operação Contenção”, com o objetivo de frear a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) na Zona Oeste do Rio.
A ação ocorreu simultaneamente nas comunidades do Catiri e na Vila Kennedy, regiões consideradas estratégicas para o tráfico de drogas. Até o momento, 27 pessoas foram presas e um menor apreendido.
Criminosos chegaram a colocar barricadas para impedir o entrada dos policiais, mas não há relatos de troca de tiros.
Participaram da operação agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), da 34ª DP (Bangu) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), além de unidades dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC), com espeque da Secretaria de Governo Penitenciária (Seap).
Equipes cumpriram mandados de prisão e de procura e consumição contra integrantes da partido criminosa. Segundo as investigações, líderes do tráfico no Multíplice da Penha, porquê Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, e Carlos Costa Neves, o “Gardenal”, vêm coordenando células armadas para ampliar a influência da organização criminosa no Catiri e em áreas de Campo Grande, utilizando a Vila Kennedy porquê base logística.
De pacto com as investigações, a expansão criminosa tem sido marcada por violência extrema, incluindo homicídios, toques de recolher, expulsão de moradores e instalação de barricadas para impedir a ingresso das forças de segurança. Os criminosos também empregam drones para monitorar tropas policiais e guiar ataques contra rivais e agentes públicos.
As diligências da “Operação Contenção”, neste ano, já resultaram na prisão de 50 pessoas e 7 criminosos mortos em confrontos.
