“A saúde é a base do bem-estar e da qualidade de vida da população”, defende Paulo Cezar Martins (PL). Para valorizar os profissionais que atuam nessa dimensão, o deputado sugeriu instituir, na Tertúlia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o Certificado de Superioridade em Serviços de Saúde. A proposta foi protocolada sob o nº 26788/25 e aguarda distribuição para estudo na Percentagem de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Morada.
A teoria é conceder a honraria aos especialistas que, “com dedicação, cultura e humanismo, prestam serviços relevantes à população do Estado de Goiás”. Caso tenha a sua geração aprovada, o certificado será entregue mediante indicação, devidamente fundamentada, de parlamentares da Alego, de instituições públicas ou privadas de saúde, e de conselhos profissionais da dimensão de saúde.
Na justificativa da material, Martins afirma que “médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, entre tantos outros”, dedicam as suas vidas a cuidar dos outros, vão além de seus deveres profissionais e enfrentam, diariamente, desafios técnicos, emocionais e, por vezes, pessoais.
A glorificação destina-se aos que se destacarem com base nos seguintes critérios: atuação em serviços de atendimento à população; práticas de humanização e desvelo; taxa à melhoria da qualidade da saúde pública e/ou privada; e iniciativas de inovação, pesquisa ou projetos sociais na dimensão da saúde.
“O Certificado de Superioridade em Serviços de Saúde representa uma homenagem institucional que vai além de uma simples menção: é o reconhecimento público e solene da Tertúlia Legislativa de Goiás à dedicação, à cultura e à entrega desses profissionais”, defende o legislador.
A entrega da medalha será realizada em solenidade solene da Alego. A Morada deverá manter livro próprio para o registro de todos os homenageados.
