WhatsApp-Image-2026-01-21-at-11.34.10.jpeg

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), já removeu neste início de ano mais de 121 toneladas de entulho da rede de drenagem da capital. As ações garantem o bom funcionamento do sistema de escoamento das águas pluviais, prevenindo alagamentos e reduzindo os impactos das enxurradas durante o período pluvial.

Em exclusivamente 18 dias de operação, a Seinfra já realizou a limpeza de 489 bocas de lobo, 3.530 metros de ramais, dois poços de visitante e 116 bueiros. “É preciso que as pessoas não lancem lixo ou folhas nas ruas, pois isso obstrui a rede e dificulta o escoamento da chuva da chuva”, alerta o gerente de Conservação de Obras de Artes e Combate a Erosões da Seinfra, Bruno Queiroz.

O serviço é executado todos os dias da semana e faz segmento de um conjunto de medidas preventivas adotadas pela Prefeitura para enfrentar os efeitos das chuvas fortes neste período. A limpeza jacente evita o obstrução da rede, melhora o escoamento das águas pluviais e reduz os riscos de alagamentos e enxurradas, mormente em áreas mais vulneráveis da cidade.

Ao longo de 2025, foram limpas 30.395 bocas de lobo, 103.760 metros de ramais, 495 poços de visitante, 719 canaletas e 1.046 bueiros em diferentes regiões da cidade. Porquê resultado dessas ações, foram retiradas 4,4 milénio toneladas de entulho da rede de drenagem, material que poderia comprometer o escoamento da chuva da chuva e provocar alagamentos.

Fotos: Divulgação/Seinfra

Secretaria Municipal de Informação (Secom) – Prefeitura de Goiânia