TRÂNSITO
Até junho de 2025, foram 3.504 casos de motoristas flagrados ao guiar embriagados. Operação Balada Responsável Interno continua
Operação Balada Responsável apreende 71 veículos no término de semana em Catalão (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
A Operação Balada Responsável Interno apreendeu 71 veículos em Catalão, na região Sudoeste de Goiás, durante o término de semana. A ação foi realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) e o Detran-go. As fiscalizações aconteceram entre sexta-feira (6) e domingo (8), na Avenida São João, no bairro São João, e na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, no Loteamento Chaud.
Conforme o 2º Tenente Lino, responsável pela operação, foram abordadas 315 pessoas e fiscalizados 307 veículos. Só na primeira noite, de sexta para sábado, foram aplicados 126 autos de infração, incluindo 24 motoristas que recusaram realizar o teste do bafômetro, cinco flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 17 pessoas sem habilitação.
Na segunda noite, de sábado para domingo, foram registradas 101 autuações, sendo 13 recusas de passar pelo bafômetro, quatro condutores bêbados e 11 que dirigiam sem a Carteira Pátrio de Habilitação (CNH). Também houve registros por falta de cinto de segurança, veículos em mau estado de conservação e outras irregularidades. Um motorista foi recluso em flagrante pelo violação de embriaguez ao volante.
Ao todo, a operação contabilizou 315 pessoas abordadas, 307 veículos fiscalizados, 71 veículos apreendidos e 227 autos de infração. Segundo a Polícia Militar, a Balada Responsável tem uma vez que objetivo reduzir acidentes e coibir a combinação de álcool e direção, uma das principais causas de mortes no trânsito em Goiás.
Em 2024, 7.037 motoristas foram multados por guiar em seguida soprar o bafômetro e o resultado dar positivo. Em 2025, até o término de junho, foram 3.504 casos. Também labareda atenção a quantidade de pessoas que se recusam a fazer o teste: foram 17.140 recusas em 2024 e 8.418 só neste ano.
LEIA MAIS:
