Nikolas-Ferreira-certo.jpeg

No dia 25/01, em seguida cinco dias de passeio por baixo de sol escaldante e chuva torrencial, o jovem deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) percorreu mais de 240 km, saindo de Paracatu/MG com chegada em Brasília/DF, em protesto contra a devassidão do governo atual. A mobilização teve o slogan orgânico “Acorda Brasil/Passeio pela Justiça e Liberdade” e alcançou repercussão internacional.

Nikolas discursava a cada paragem de sota. Discursou em Luziânia, Valparaíso e, ao chegar em Brasília, na Rossio do Cruzeiro. Seu último exposição ocorreu em um caminhão de som, em meio a uma turba de apoiadores, também na Rossio do Cruzeiro.

Em estudo de cada exposição de Nikolas, desde os primeiros momentos durante paradas estratégicas ao longo da passeio, até o movimento lucrar repercussão internacional.

1º Pelo Brasil, pelo povo.
O “pra quê” gera dúvidas e incomoda quem está contra seus argumentos. Caminhar 240 km na passeio “Acorda Brasil”.

2º Propósito, o porquê.
Neste vídeo, Nikolas, já cansado, reforça seus motivos e seu propósito ao pequeno grupo de pessoas presente até portanto.

3º Persuasão pela congruência.
Neste vídeo, Nikolas faz um pronunciamento provocativo, demonstrando indignação diante de fatos que considera inadmissíveis, enquanto questiona durante a passeio simbólica que representou o pedido por justiça. A mensagem é clara: acorda.

nikolas ferreira 4
Nikolas Ferreira. – Foto: Reprodução

4º Emoção.
Reconhece o carinho do público e agradece o guarida. Sem microfone, ofegante pela passeio, trouxe o poder da vulnerabilidade ao falar de onde saiu, de uma favela de Belo Horizonte. Mesmo com dores no joelho e nos pés, reconhecendo suas limitações, estava ali firme e potente, não por ele nem por político qualquer, mas pelo povo brasiliano que merece viver melhor, com mais distinção.

5º Transparência e simplicidade.
Em um exposição breve e sucinto, Nikolas transmite sua mensagem na cacunda de um militante, sem microfone, em um apelo totalmente orgânico, pedindo que a turba estivesse junta no dia 25/01.

6º Consistência.
Nikolas puxa um grito de guerra: “Acorda” diz Nikolas, “Brasil” responde o público, reforçando em subida voz a força da luta por um propósito. Uma passeio que já havia se tornado movimento.

7º Interação a cada paragem.
Interagir com o público, fazendo perguntas e promovendo respostas em tom de grito de guerra, mantém o público vivo, aceso e acordado. Mesmo sem voz, rouco, queimado pelo sol, com os pés calejados de caminhar no sol e na chuva, ele mantém fôlego para interagir.

8º Tino de urgência.
A cada paragem, um vídeo, uma prestação de contas, um reforço e incentivo para quem já está não parar, e para quem quer entrar, vir, pois estamos juntos pelo mesmo propósito, criando um siso de urgência: acorda e vem.

9º Prova social.
“Somos muitos e estamos crescendo”, transmitindo a teoria de que quem está de fora e concorda com Nikolas tende a querer se juntar.

10º Exemplo.
Prometeu e cumpriu. Termo dada, missão cumprida. Depois de dias de luta, o desfecho do exposição: “O Brasil acordou”. A mensagem foi passada, o recado foi oferecido, o movimento nasceu e o Brasil acordou. Nikolas encerra porquê prometido. Mesmo diante de ameaças, dores, clima contrário e infiltrados torcendo contra e tramando fazer maldades, não desistiram. O movimento que começou com uma pessoa terminou com uma turba de aproximadamente 18 milénio pessoas, com a mensagem de que é só o início.

Em seu último exposição, Nikolas reforçou seu propósito:
“Nós estamos cá não para poder tomar o poder, estamos cá para reconhecer de quem é o poder.”

Em seguida, pediu que seus seguidores continuassem fiéis na missão de despertar o país.

Posteriormente pedir que os manifestantes colocassem as mãos nos ombros uns dos outros, conduziu uma prece coletiva:

“Senhor, tu és o Deus desta região e nós pedimos ajuda para o nosso país. Nós não aguentamos tanta devassidão e malícia cá no Brasil. Por obséquio, perdoe os nossos pecados, as nossas falhas e tenha misericórdia da nossa região. Perdoa os nossos inimigos e nos dê forças para enfrentar todos aqueles que estão contra o muito. Nós te pedimos: acorde os corações que estão dormindo. Não feche os olhos para o Brasil. Acorde esta região para a sua glória, porque só teu é o Reino, a glória e o poder para todo sempre, amém.”

Para concluir, ele avisou que não é provável parar o movimento:

“Se eles tentarem nos parar, cá está o recado: leste não é o termo, é unicamente o início.”

O CEO da Verbalize também analisou a notícia de Nikolas, que originou um potente movimento no Brasil:
Pedro Helou