doca-da-penha.jpg

A Megaoperação tinha uma vez que objetivo principal combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e executar mandados de prisão contra integrantes e lideranças criminosas, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e o Governo do Estado. A ação ocorreu na última terça-feira (28), no Multíplice do Boche e na Penha. Entre os mais procurados estavam “Doca” e outros líderes que escaparam.

A operação, considerada a mais mortal da história do Brasil, prendeu 113 suspeitos, apreendeu 118 armas e deixou 121 mortos – 117 civis e 4 policiais.

 

Na lista de mandados de prisão que o GAECO/RJ (Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Violação Organizado) tinha para a operação de terça (28), constava grandes nomes do CV.

Entre os suspeitos que escaparam estão “Doca da Penha”, “Pezão do Boche”, “Abelhão”, “Pedro Projéctil”, “Gardenal” e “BMW”. A informação foi confirmada por documentos do MPRJ (Ministério Público de Rio de Janeiro) que a CNN Brasil teve entrada.

“Doca da Penha ou Urso”

Disque Denúncia "Doca" • Disque Denúncia
Disque Denúncia “Doca” • Disque Denúncia

Edgar Alves de Andrade, vulgo “Doca” ou “Urso” é da partido do Comando Vermelho. Atualmente seria o dirigente do tráfico de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, e um dos líderes do CV. O suspeito é original de Caiçara, Paraíba.

Em seguida sua fuga na Megaoperação, o Disque Denúncia anunciou uma recompensa de 100 milénio reais para quem o localiza-se.

“Pezão do Boche”

Disque Denúncia "Pezão do Alemão" • Disque Denúncia
Disque Denúncia “Pezão do Boche” • Disque Denúncia

Luciano Martiniano da Silva, vulgo “Pezão” ou “Pé” ou “Mendubi”, é da partido do Comando Vermelho. Atualmente seria o o dirigente do tráfico de drogas do Multíplice do Boche e um dos líderes do CV. O suspeito é original do Rio de Janeiro,  RJ.

Ele teria assumido o controle da comunidade posteriormente receber ordens diretas de Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP e Fernandinho Borda-Mar para matar o macróbio dirigente, o traficante Antônio de Souza Ferreira o (Tota) em 2008.

“Abelhão”

Disque Denúncia "Abelha" • Disque Denúncia
Disque Denúncia “Abelhão” • Disque Denúncia

Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, vulgo “Abelhão”, é da partido do Comando Vermelho. Atualmente seria ele uma das lideranças do CV, e estaria trabalhando em parceria direta com “Doca” no tráfico – o projecto seria tomar controle da Rocinha e outras comunidades do Rio de Janeiro.

Além dos mandados de prisão por tráfico, “Abelhão”, tem mandados por homicídio. O suspeito é original do estado do Rio de Janeiro.

“Pedro Projéctil”

Disque Denúncia "Pedro Bala" • Disque Denúncia
Disque Denúncia “Pedro Projéctil” • Disque Denúncia

Pedro Paulo Guedes, vulgo “Pedro Projéctil” é da partido do Comando Vermelho. Atualmente seria um dos chefes do tráfico de drogas do CV e líder das “Tropa do Urso”.

Além dos mandados de prisão por tráfico, “Pedro Projéctil”, tem dois mandados por homicídio. O suspeito é original do Rio de Janeiro,  RJ.

“Gardenal”

Disque Denúncia "Gardenal" • Disque Denúncia
Disque Denúncia “Gardenal” • Disque Denúncia

Carlos Da Costa Neves, vulgo “Gardenal”, é da partido do Comando Vermelho. Atualmente seria uma das pessoas de liderança do CV.

O suspeito é original do Rio de Janeiro,  RJ.

“BMW”

Disque Denúncia "BMW" • Disque Denúncia
Disque Denúncia “BMW” • Disque Denúncia

Juan Breno Mamparra Ramos Rodrigues, vulgo “BW” ou “BMW” é da partido do Comando Vermelho. Atualmente seria seria uma das pessoas de liderança do CV.

O suspeito é original de Belo Horizonte, Minas Gerais.

*Sob supervisão de Thiago Félix