A iniciativa foi de autoria da vereadora Camila Rosa
Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, 20/10/2025. A Câmara de Aparecida de Goiânia realizou, na noite desta segunda-feira, 20, uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. A iniciativa foi proposta pela vereadora Camila Rosa.
A data tem porquê propósito reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da medicina, que se dedicam diariamente à promoção da saúde e à preservação da vida. A escolha do dia 18 de outubro está relacionada a São Lucas, considerado o padroeiro dos médicos. Segundo a tradição cristã, Lucas foi um dos quatro evangelistas e também médico, sendo lembrado porquê símbolo de dedicação, pesar e zelo com o próximo.
Presidindo a solenidade, a vereadora Camila Rosa iniciou agradecendo a presença de todos, em próprio dos médicos que atuam com grande eficiência em Aparecida.
Falando em nome dos homenageados, o médico Waldemar Naves do Amaral destacou o significado da data, ressaltando que a medicina é uma profissão extraordinária, pois proporciona melhores condições de vida à população. Ele afirmou que o tirocínio da medicina deve ser fundamentado na ciência, pautado em pesquisas e na moral, e concluiu dizendo que “a missão do médico é cuidar do ato médico e, principalmente, do povo”.
Em seguida, o presidente do Juízo Regional de Medicina de Goiás (Cremego), Rafael Cardoso, afirmou que festejar o Dia do Médico é festejar aqueles que se desdobram diariamente, iniciam o trabalho antes de todos e não têm hora para fechar as atividades, fazendo da medicina um verdadeiro ato de paixão. Também declarou que a medicina é uma vocação, um ato de paixão e que defendê-la e a saúde pública em eventos porquê nascente é principal.
A primeira-dama de Aparecida, Lana Bezerra, que também é médica, destacou o compromisso e o sacrifício inerentes à profissão ao relatar que na medicina se dedica muito tempo ao próximo e acaba sacrificando um pouco suas famílias. Por isso, parabenizou não unicamente os médicos, mas também seus familiares.
O vereador Tatá Teixeira também fez uso da termo e destacou a valia da solenidade para a cidade, exaltando uma profissão que trabalha dia e noite para salvar vidas. Ele agradeceu ao prefeito Leandro Vilela pelas condições oferecidas aos médicos da rede pública, que possibilitam o tirocínio eficiente de suas atividades.
Ao discursar, o prefeito Leandro Vilela classificou a solenidade porquê uma noite honrosa, dedicada a uma profissão que cuida e salva vidas diariamente.
“São pessoas que dedicam suas vidas a ajudar o próximo, a fazer o muito sem olhar a quem, com paixão e dedicação”, afirmou.
O prefeito aproveitou para evidenciar o desempenho do Hospital Municipal de Aparecida, eleito o segundo melhor hospital público em gestão do Brasil.
Encerrando os pronunciamentos, a vereadora Camila Rosa, propositora da homenagem, afirmou que a noite foi uma celebração àqueles que dedicam suas vidas em obséquio da vida de outros. Ela ressaltou as renúncias pessoais que cada médico faz em nome da profissão e expressou sua gratidão e saudação por uma categoria “tão transcendente e principal à sociedade”.
Depois os discursos, foram entregues, em nome da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, mais de 100 certificados em homenagem aos médicos que atuam no município.
Departamento de Informação (3283-2525)
Diretora de Informação – Thais Vaz
Assessor de Informação – Paulo Cavalcanti
Fotógrafo – Marcelo Silva
