WhatsApp-Image-2026-01-05-at-11.26.39-1.jpeg

O Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara realiza, nos dias 6 e 7 de janeiro, uma ação peculiar de vacinação contra bronquiolite para gestantes, estratégia que protege os bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal ocasionador da bronquiolite, uma das infecções respiratórias mais graves em recém-nascidos e lactentes.

O secretário municipal de Saúde de Goiânia, Luiz Pellizzer, reforça a valia da vacinação ainda durante a gravidez uma vez que estratégia de proteção precoce. “A imunização materna contra o VSR é uma medida segura e eficiente para reduzir casos graves de bronquiolite. Ao prometer que a gestante seja vacinada no período adequado, o município fortalece a proteção dos bebês logo nos primeiros meses de vida, evitando internações e complicações respiratórias”, afirma Pellizzer.

A iniciativa integra a mobilização pátrio para ampliar a proteção materno-infantil por meio da imunização na gravidez, reduzindo o risco de complicações respiratórias e internações nos primeiros meses de vida. Ao ser vacinada dentro da janela recomendada, entre a 24ª e a 36ª semana de gravidez, a mulher produz anticorpos que são transferidos ao bebê ainda durante a gravidez, garantindo uma proteção fundamental justamente no período em que o recém-nascido é mais vulnerável.

Para o Dr. Sérgio Der Torissian, diretor da Sociedade Beneficente São José (SBSJ), organização social responsável pela gestão da unidade, a ação amplia o chegada à prevenção na capital. “Essa é uma oportunidade importante para as gestantes da Região Oeste da capital se vacinarem e protegerem seus bebês. Vacinar na gravidez é um desvelo que começa antes do promanação e salva vidas”, destaca.

Em dezembro de 2025, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição pátrio de mais de 673 milénio doses da vacina contra o VSR, para oferta gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). As doses foram distribuídas às regionais de saúde e aos municípios, possibilitando ações locais uma vez que a promovida pela Maternidade Célia Câmara, que ampliam o chegada da população à imunização preventiva.

Imagens: SMS/ Divulgação

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia