Marden Júnior participa do lançamento da Romaria do Divino Pai Eterno 2023 com projeção de mais de 3,5 milhões de fiéis em Trindade

Evento no Cineteatro Afipe conta com presenças de representantes do Governo do Estado, Igreja Católica, forças de segurança e deputado estadual Cristiano Galindo. Tema deste ano é “O Pai Eterno nos chama e nos envia”. Participantes ressaltam importância das parcerias. Expectativa é de que festa gire mais de R$ 40 milhões nos 10 dias, com geração de 6 mil empregos diretos e indiretos. Saúde terá 300 servidores, polícias Militar (2 mil), Civil (500) e Corpo de Bombeiros (700). “Estamos juntos para promover uma das maiores e melhores romarias de todos os tempos”, destaca prefeito

O prefeito Marden Júnior lançou, nesta segunda-feira (05/06), a Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno 2023, que vai acontecer entre os dias 23 de junho e 02 de julho. O evento aconteceu no Cineteatro Afipe, e contou com as presenças de representantes do Governo do Estado, Igreja Católica, forças de segurança e o deputado estadual Cristiano Galindo. O tema deste ano é “O Pai Eterno nos chama e nos envia”.

A Prefeitura de Trindade iniciou, em março, as reuniões da Sala de Gestão Integrada da Romaria 2023, e está com os cronogramas de ações prontos. Na área da saúde, cerca de 300 servidores vão trabalhar nos 10 dias da romaria. Serão montados seis pontos de atendimentos.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar uma Unidade de Atendimento Avançado – Romaria 2023 na UBS Centro. As outras estruturas são a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, e Hospital Estadual de Trindade (Hetrin).

Marden Júnior explicou que a expectativa para esse ano é receber mais de 3,5 milhões de fiéis. No ano passado, a romaria foi organizada num curto espaço de tempo, tendo em vista a indecisão frente à pandemia de Covid-19. “Agora tivemos tempo de ir até os romeiros, carreiros, para que possam vir a Trindade com segurança e saúde”, afirma.

O reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins, ressalta a importância das ações conjuntas. “Só conseguimos realizar a romaria com a parceria da Prefeitura de Trindade e do Estado de Goiás. Sem essa unidade nós não fazemos acontecer. Graças à sensibilidade do prefeito Marden Júnior e do governador Ronaldo Caiado, que tem dado um suporte valioso, juntos mais uma vez vamos realizar esse grande evento”, projeta.

O prefeito Marden Júnior cita a importância da Romaria 2023 para a economia do município. A expectativa é de que gire mais de R$ 40 milhões nos 10 dias, cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos. Mais de 3 mil alvarás de licença de funcionamento serão destinados aos comerciantes temporários.

Marden Júnior lembra a importância dos desfiles dos carreiros, cavaleiros e muladeiros. Também destaca a importância das parcerias para a realização da romaria. “Estamos de mãos dadas com o governo de Goiás, na pessoa do governador Ronaldo Caiado. Como já foi dito aqui, ninguém faz nada sozinho. A igreja não faz, a prefeitura não faz, o Governo do Estado não faz. Estamos juntos para promover uma das maiores e melhores romarias de todos os tempos”, ressalta.

A Polícia Militar estará presente com um efetivo de 2 mil profissionais, 21 bases elevadas, pessoal em pontos estratégicos para dar suporte aos romeiros, além do serviço normal de patrulhamento ostensivo e preventivo do município.

“O serviço de inteligência também se deslocará para o apoio. Todas as especializadas do Estado de Goiás, como Rotam, Giro, Choque, Cavalaria e Bope estarão presentes para proporcionar segurança pública”, afirma o tenente-coronel, Thiago Salum, comandante do 22º BPM de Trindade.

A Polícia Civil estará nos 10 dias de romaria com 500 profissionais, além do efetivo normal. Terá pontos espalhados em locais estratégicos, e delegacias móveis. O Corpo de Bombeiros disponibilizará 700 servidores com trabalho ininterrupto em viaturas preparadas com equipamentos modernos. O objetivo é diminuir, ao máximo, a resposta de atendimento aos romeiros que estarão em Trindade.