
A atual gestão da Prefeitura de Goiânia intensificou os processos de demolição de imóveis abandonados na capital. Por meio da Secretaria Municipal de Eficiência (Sefic), em 2025, 34 construções foram destruídas. Os locais eram, muitas vezes, usados porquê mocó, comprometendo a segurança das regiões. “Quando encontramos áreas que estão totalmente perdidas e condenadas, nós a derrubamos. Estamos demolindo essas estruturas abandonadas que só servem para atrair tráfico, violência e confusão. Não há porquê reformar ou restabelecer, logo vamos varar esses focos e entregar a cidade para os cidadãos de muito”, explica o prefeito Sandro Mabel.
Segundo o secretário de Eficiência, Fernando Peternella, a pasta implementa um novo fluxo administrativo para dar ligeireza aos processos. A proposta é evitar ocupações irregulares em espaços públicos e testificar o cumprimento da legislação vigente. As ações de demolição tem o suporte da Resguardo Social, das secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e de Engenharia de Trânsito (SET) e da Guarda Social Metropolitana (GCM).
Em outubro deste ano, a Prefeitura demoliu um espaço localizado na Vila Santa Tereza, que ficava nos fundos do Núcleo Municipal de Instrução Infantil (Cmei) Recanto Infantil e estava ermo há mais de 10 anos. O lugar era utilizado por criminosos e para tráfico de drogas, comprometendo a segurança da unidade escolar e da região. O CMEI Recanto Infantil atende 90 crianças e, segundo a direção, a unidade escolar foi invadida por criminosos diversas vezes. Foram levados televisores, brinquedos e outros equipamentos, além de registros de arrombamentos e incêndios.
Uma das principais ações ocorreu na Avenida Independência com a Rua 68, em frente à Terreiro do Trabalhador, onde um banheiro público ermo era usado porquê mocó. Segundo o comandante da GCM, Gustavo Toledo, a retirada de estruturas sem função social é fundamental para aumentar a segurança da população. “Esse banheiro não tinha mais serventia pública e era usado para a prática de crimes. Ao desmantelar espaços assim, eliminamos locais que servem de esconderijo e devolvemos visibilidade às forças de segurança, o que traz mais proteção à sociedade”, explicou.
Foto: Alex Malheiros
Secretaria Municipal de Notícia – Prefeitura de Goiânia
