CASA NOVA
Operação conta com biólogos e veterinários autorizados pelo Ibama. Jacarés foram levados para lugar sigiloso para evitar caça
Foto: FreePik
Mais de 100 jacarés foram capturados na Lagoa Grande, um dos principais pontos turísticos de Porangatu, e levados para um lugar não divulgado. A ação foi realizada durante esta semana e visa prometer a segurança de visitantes e evitar a caça ilícito.
Segundo informações da Prefeitura de Porangatu, 110 jacarés foram retirados do lugar. A operação é contínua e contou com o escora de profissionais capacitados, entre veterinários e biólogos, com autorização e seguimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Durante o manejo, foram encontrados tanto filhotes quanto jacarés de grande porte, alguns com até dois metros de comprimento.
Cada bicho recebeu uma pulseira de identificação, que permite o monitoramento porvir das espécies retiradas. Apesar da conquista em volume, ainda restam quatro jacarés de grande porte na lagoa, que devem ser removidos nas próximas etapas da operação.
A prefeitura informou que o manejo procura evitar riscos de ataques, mormente depois incidentes registrados em anos anteriores. Em 2021, um menino de 1 ano e 8 meses foi atacado por um jacaré enquanto passeava pelo lugar com a babá e precisou ter o braço recta amputado. A mordida causou fraturas em dois ossos do antebraço e uma grave laceração entre o cotovelo e o punho.
LEIA TAMBÉM:
