WhatsApp-Image-2025-12-03-at-17.46.06.jpeg

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, se reuniu nesta quarta-feira (3/12) com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior, para discussão de um projeto para levar pólos industriais para regiões da capital. A Prefeitura e a Codego estudam áreas que poderão receber os distritos.

Mabel destaca o excitação com levante projeto. “Temos um interesse muito grande em tirar isso do papel. Levar o ocupação para perto da vivenda das pessoas é um projeto importante que impacta diretamente na qualidade de vida de todos”, disse.

A teoria é identificar as vocações das regiões que receberão os distritos e oferecer qualificação, treinamento e estrutura para que os pólos possam se desenvolver de maneira sustentável. “Quando levamos estes distritos para os bairros, as pessoas podem ir para o trabalho a pé, de bicicleta. Deixam de gastar horas no trânsito, no ônibus. Se juntarmos isto com as escolas e creches por perto, os pais trabalharão mais tranquilos. É um projeto bom e a Codego está junto da gente”, destacou.

Já Francisco Júnior reforçou que a Companhia está com os projetos adiantados. “Sabemos que ocupação é desenvolvimento. Já estamos buscando as áreas e em breve já devemos definir e apresentar as localizações para início das implantações”, disse. Ele ainda disse que os estudos estão avançados. “Ter um prefeito com uma equipe comprometida e atuante faz toda a diferença. Em breve teremos os primeiros pólos industriais de Goiânia”, ressaltou.

Mabel citou a região Noroeste uma vez que exemplo. “Lá tem muita gente que atua no segmento de confecção. Podemos montar um província com levante foco. Levamos o espaço com infraestrutura para atuação das pequenas indústrias, assim uma vez que treinamentos em parcerias com o Sebrae, por exemplo. Uma pequena fábrica que tem potencial para crescer, certamente encontrará neste padrão um espeque para isso”, afirmou.

Meio

Durante a conversa, o prefeito ressaltou sua preocupação com o Meio da cidade. Pediu para que seus auxiliares e a Codego estudem o que pode ser implantado para levar ocupação para a região. “Vamos lançar um projeto novo de ocupação residencial, mas também precisamos levar ocupação, escolas. Queremos que volte a ser uma superfície atrativa para se manter ocupação e moradia”, afirma.

Francisco Júnior também apresentou durante o encontro um projeto para a geração de um parque biotecnológico em Goiânia. Ainda em desenvolvimento pela Codego, ele pretende acoitar tapume de 20 startups do setor de biotecnologia que já demonstraram interesse em se instalar na capital.

Participaram da reunião: os secretários municipais Fábio Christino (Tecnologia e Inovação), José Neto (Negócios e parcerias), Ana Carolina Almeida (Seplan) e Sabrina Garcez (Governo); Raphael Veloso, subsecretário de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia; além de toda a diretoria da Codego.

Fotos: Alex Malheiros

Secretaria Municipal de Informação (Secom) – Prefeitura de Goiânia