
O prefeito Sandro Mabel entregou, neste domingo (14/12), a revitalização completa da pista de bicicross do Parque Botafogo, um dos espaços esportivos mais simbólicos da capital. Inaugurada em 1996, a pista possui 340 metros de extensão e 29 anos de história. A mediação realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e Filial Municipal do Meio Envolvente, devolve à cidade uma superfície dedicada ao lazer e à prática de atividades físicas ao ar livre.
Mabel destacou a preço da revitalização para o fortalecimento do esporte na capital. “Essa é uma modalidade que existe desde a dezena de 1960 e essa pista, que já fez secção da história de Goiânia, estava paragem há muitos anos. Fizemos uma revitalização caprichada, para permitir a realização de competições e oferecer um espaço melhor para quem pratica o BMX”, afirmou.
“É uma alegria muito grande quando a gente vê essa meninada no esporte. O esporte tira a gaiato de outras atividades que não são construtivas. Por isso, temos que incentivar cada vez mais a escola a tempo integral e, sobretudo, aliada com esportes. Queremos gerar um grande núcleo esportivo na região do Santa Genoveva, com quadras cobertas, espaços para vôlei, basquete e a possibilidade de pistas profissionais de skate e BMX, capazes de receber campeonatos nacionais e internacionais”, pontuou o prefeito.

Investimento
As obras incluíram novo asfalto, pavimentação com sinalização adequada, emprego de grama sintética na superfície de escape, pintura universal e troca da iluminação, totalizando R$ 100 milénio em investimentos. A entrega da pista foi marcada pela realização da 25ª Despensa Cidade de Goiânia de Bicicross, em prova única, e uma lanço do Campeonato Goiano de BMX Freestyle 2025, promovida em parceria com a Federação Goiana de Ciclismo (FGC). Atletas, lideranças e os vereadores Tião Peixoto, Denício Trindade, Lucas Kitão e Thialu Guiotti prestigiaram a solenidade.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Coronel Bites, reforçou que a gestão trabalha para fortalecer o esporte uma vez que política pública. “Estamos cá para fazer o melhor pelo esporte e pelo lazer porque o esporte é justo, é incentivo, é oportunidade e transforma vidas”, destacou. O presidente da Federação Goiana de Ciclismo, Osires de Freitas, também agradeceu a parceria. “Hoje é dia de agradecer. A união entre poder público, federação, atletas e comunidade é fundamental para o prolongamento do esporte em Goiás”, concluiu.

Representando os atletas, Janildes Fernandes celebrou a entrega da pista revitalizada. “Essa revitalização sempre foi um sonho. Lutamos por anos e, agora, no primeiro ano dessa gestão, fomos presenteados com esse espaço. Cá funciona, há mais de quatro anos, uma escolinha de ciclismo totalmente gratuita, e essa pista é fundamental para o desenvolvimento das crianças e atletas. Hoje é só gratidão”, afirmou, ao entregar uma homenagem ao prefeito em nome da comunidade do BMX.
Um dos destaques do evento foi o jovem desportista João Paulo Luz de Oliveira, de 9 anos, morador de Goiânia e que compete na categoria Boys 9. Vencedor brasílio, sul-americano e ibero-americano, além de figurar entre os dez melhores do ranking mundial, João Paulo ressaltou a preço da novidade estrutura. “Antes eu treinava em outra pista, que era boa, mas o asfalto não era dos melhores. Cá ficou perfeito. É uma pista de cume nível, que pode receber grandes campeonatos e ajuda muito no nosso desempenho”, disse.

Secretaria Municipal de Informação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
