O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversará nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma videoconferência articulada pelo Itamaraty e pela Lar Branca. A reunião virtual pretende tentar sofrear a escalada da guerra tarifária entre os dois países.

Segundo informações da Band, o diálogo foi ajustado no termo de semana e marca o primeiro contato direto entre os dois líderes desde que Trump anunciou, no mês pretérito, novas tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros, entre eles aço, alumínio e etanol.

Leia também

Governo Trump avalia socorro de US$ 10 bi ao agro com impacto da guerra mercantil

Recursos seriam destinados principalmente aos produtores de soja. As vendas do resultado para a China oriente ano despencaram

Governo Lula gasta R$ 8,4 mi em 30 dias com anúncios nas redes e eleva gastos em 360%

O principal tema impulsionado foi o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda

Tentativa de reaproximação

Fontes do Ministério das Relações Exteriores afirmam que as negociações tiveram início ainda antes dos gestos de aproximação de Trump durante a Tertúlia Universal da ONU, em Novidade York, no prelúdios de setembro.

Lula deve substanciar o interesse do Brasil em buscar uma saída negociada, defendendo a manutenção do negócio bilateral crédulo e a preservação dos empregos industriais afetados pelo aumento das tarifas norte-americanas.

Próximo encontro em preparação

De consonância com interlocutores do Planalto, a videoconferência também servirá porquê preparação para um verosímil encontro presencial entre Lula e Trump ainda neste mês, durante uma reunião internacional na Malásia.

A expectativa é que o Palácio do Planalto divulgue uma nota solene em seguida o término da conversa, detalhando os temas tratados e o tom do diálogo entre os presidentes.

A simples sinalização de diálogo entre Brasília e Washington pode ser vista porquê um consolação momentâneo pelo mercado, que teme um efeito em cárcere nas exportações brasileiras.

O tarifaço de Trump prenúncio principalmente os setores de aço, etanol e agroexportação, pilares da balança mercantil. Um verosímil consonância entre os presidentes pode reduzir a pressão sobre o câmbio e recuperação parcial das ações de empresas exportadoras.

The post Lula e Trump conversam por vídeo nesta segunda para sofrear escalada do tarifaço appeared first on InfoMoney.