O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou na madrugada desta quinta-feira (23) sua agenda solene na Indonésia, onde foi recebido com honras militares pelo presidente Prabowo Subianto no Palácio Merdeka, em Jacarta.

A cerimônia ocorreu às 10h no horário sítio (meia-noite, em Brasília) e marcou o início de uma série de compromissos bilaterais voltados a negócio, meio envolvente e cooperação diplomática.

Cerimônia de recepção de Lula, no Palácio de Merdeka, em Jacarta, Indonésia • Ricardo Stuckert
Cerimônia de recepção de Lula, no Palácio de Merdeka, em Jacarta, Indonésia • Ricardo Stuckert

A visitante abre a lanço asiática da agenda internacional de Lula e tem uma vez que foco ampliar o negócio, substanciar parcerias e aprofundar os laços com países do Sudeste Asiático.

 

Durante a recepção, Lula afirmou ser “uma grande alegria” retornar ao país posteriormente 17 anos e destacou que o Brasil mantém com a Indonésia uma “parceria estratégica desde 2008”, que deve ser renovada com esta viagem.

Prabowo, por sua vez, elogiou a trajetória política do presidente brasílico e disse ter “boas expectativas” para o fortalecimento das relações bilaterais.

No X, Lula publicou imagens da chegada ao Palácio Merdeka e ressaltou que Brasil e Indonésia têm ampliado a cooperação em áreas uma vez que lavra, bioenergia, resguardo e desenvolvimento sustentável.