Líderes mundiais na Europa e na Ásia elogiaram os “esforços e a liderança” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para fechar a guerra em Gaza, em seguida ele ter reservado o pedestal do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a uma proposta de sossego patrocinada pelos EUA na segunda-feira (29).
A Lar Branca divulgou um documento de 20 pontos que pedia um cessar-fogo repentino, a troca de reféns mantidos pelo Hamas por prisioneiros palestinos em Israel, a retirada israelense gradual de Gaza, o desarmamento do Hamas e um governo de transição liderado por um organização internacional.
Não está evidente se o Hamas vai concordar o projecto.
O grupo afirmou que o analisaria “de boa-fé” e, em seguida, responderia.
Reação de líderes mundiais
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse em uma publicação na rede social X que o país saúda o projecto de Trump pela sossego no Oriente Médio e insta todas as partes para ajudar a concretizá-lo.
“Uma vez que próximo passo crucial, o Hamas deve libertar imediatamente todos os reféns. Canadá está pronto para concordar a entrega sustentada, desimpedida e em larga graduação de ajuda humanitária para Gaza e por toda a região” escreveu Carney no X.
“Continuaremos nossa estreita coordenação com parceiros internacionais para edificar uma sossego justa e duradoura, baseada no progresso atual, com um Estado da Palestina soberano, democrático e viável, construindo seu horizonte em sossego e segurança com o Estado de Israel”, acrescentou.
Canada welcomes President Trump’s historic new Middle East peace plan, and we urge all parties to help it realise its full potential.
As the critical next step, Hamas must immediately release all hostages.
Canada stands ready to support the sustained, unimpeded, and…
— Mark Carney (@MarkJCarney) September 30, 2025
O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, também se pronunciou através da rede social X, dizendo que é esperado que o término da guerra em Gaza esteja realmente próximo.
Schoof também instou Hamas na publicação, dizendo que o grupo deveria concordar também.
“Agora cabe ao Hamas concordar também. Um cessar-fogo, aproximação seguro a ajuda humanitária em volume e a libertação de todos os reféns são essenciais. Levante deve ser um passo sério em direção à única solução sustentável verosímil – a solução de dois Estados. Na qual não pode ter papel para a organização terrorista Hamas”, publicou ele.
With the important news from Washington, an end to the war in Gaza is hopefully truly in reach. It is now up to Hamas to accept as well. A ceasefire, safe access to massive humanitarian aid and the release of all hostages are now essential. This must be a serious step towards the…
— Dick Schoof (@MinPres) September 29, 2025
Na Espanha, o primeiro-ministro Pedro Sanchéz disse que o país saúda a proposta de sossego para Gaza promovida pelos Estados Unidos. Sanchéz afirmou que era preciso colocar término “a tanto sofrimento”, na plataforma X.
“É hora de parar a violência, de todos os reféns serem libertados imediatamente e de a ajuda humanitária ser prestada à população social. A solução de dois Estados, Israel e Palestina, convivendo em sossego e segurança, é a única verosímil”, disse ele.
España da la bienvenida a la propuesta de sossego para Gaza impulsada por EEUU.
Hay que poner punto final a tanto sufrimiento.
Es la hora de que cese la violencia, se produzca la inmediata liberación de todos los rehenes y se dé acceso a la ayuda humanitaria para la población…
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) September 29, 2025
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan elogiou os esforços e a liderança do presidente dos Estados Unidos, que segundo ele, foram usados para “interromper o efusão de sangue em Gaza e depreender um cessar-fogo”.
“A Turquia continuará a contribuir para o processo com o objetivo de estabelecer uma sossego justa e duradoura, razoável para todas as partes”, disse ele em uma publicação no X.
I commend US President Donald Trump’s efforts and leadership aimed at halting the bloodshed in Gaza and achieving a ceasefire.
Türkiye will continue to contribute to the process with a view to establishing a just and lasting peace acceptable to all parties.
— Recep Tayyip Erdoğan (@RTErdogan) September 29, 2025
O presidente do Parecer Europeu, António Costa, disse que se sentiu encorajado pela resposta positiva do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e que saúda o projecto de sossego de Donald Trump.
Em uma publicação na rede social X, Costa afirmou que “todas as partes devem aproveitar leste momento para dar uma oportunidade genuína à sossego” e que a situação em Gaza é “intolerável”.
“As hostilidades devem terminar e todos os reféns devem ser libertados imediatamente. Os povos israelense e palestino merecem viver lado a lado, em sossego e segurança, livres de violência e terrorismo”, acrescentou.
Ele ainda defendeu a solução de dois Estados, dizendo que esse “continua sendo o único caminho viável para uma sossego justa e duradoura no Oriente Médio.”
I welcome President @realDonaldTrump’s plan to end the war in Gaza and I am encouraged by Prime Minister @netanyahu’s positive response.
All parties must seize this moment to give peace a genuine chance.
The situation in Gaza is intolerable. Hostilities must end, and all…
— António Costa (@eucopresident) September 29, 2025
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, saudou o projecto de sossego para a Gaza em um transmitido compartilhado na rede social X.
Ele comentou que a Austrália tem participado consistentemente dos apelos internacionais por um cessar-fogo, retorno dos reféns e fluxo de ajuda para Gaza.
“Acolhi com satisfação a oportunidade de discutir leste projecto com outros líderes na última semana. A Austrália afirma o compromisso do projecto de negar ao Hamas qualquer papel na governança futura de Gaza e apela ao Hamas para que concorde com o projecto, deponha as armas e liberte todos os reféns restantes”, disse ele no X.
Albanese disse que o projecto do Trump reflete uma “clara repudiação à anexação e ao deslocamento forçado de palestinos”, e elogiou o foco do projecto “na autodeterminação e na geração de um Estado palestino, e A Domínio Palestina retoma o controle efetivo de Gaza”.
“Reconhecemos os esforços diplomáticos para incluir as opiniões palestinas, árabes e de outros parceiros importantes neste projecto, conforme demonstrado pelas declarações de pedestal da Domínio Palestina.”
O primeiro-ministro australiano disse ainda que o país insta todas as partes a se envolverem seriamente com o projecto e a trabalharem para tornar “sua visão veras sem vagar”.
“Juntamente com nossos parceiros, a Austrália continuará a concordar os esforços para pôr término à guerra e a trabalhar em prol de uma solução justa e sustentável de dois Estados”, falou ele.
— Anthony Albanese (@AlboMP) September 30, 2025
O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, também saudou o projecto, dizendo que estava convicto de que uma sossego duradoura entre o povo palestino e Israel seria principal para trazer segurança política e incremento econômico à região.
“Também acredito firmemente que o presidente Trump está totalmente pronto para ajudar em qualquer situação necessário para que leste entendimento extremamente importante e urgente se torne veras”, disse ele.
Sharif também elogiou a liderança de Donald Trump e o “papel vital desempenhado pelo Enviado Próprio Steve Witkoff para pôr término a esta guerra”.
“Também acredito firmemente que a implementação da proposta de dois Estados é principal para prometer uma sossego duradoura na região”, falou ele no X.
I welcome President Trump’s 20-point plan to ensure an end to the war in Gaza.
I am also convinced that durable peace between the Palestinian people and Israel would be essential in bringing political stability and economic growth to the region.
It is also my firm belief that…
— Shehbaz Sharif (@CMShehbaz) September 29, 2025
Na Índia, o primeiro-ministro Narendra Modi, disse que acolheu “com satisfação” o pregão do presidente dos Estados Unidos do projecto para pôr término ao conflito em Gaza.
“Ele oferece um caminho viável para a sossego, a segurança e o desenvolvimento sustentáveis e de longo prazo para os povos palestino e israelense, muito porquê para toda a região da Ásia Ocidental”, disse ele em uma publicação no X.
“Esperamos que todos os envolvidos se unam em pedestal à iniciativa do Presidente Trump e apoiem leste esforço para pôr término ao conflito e prometer a sossego”, acrescentou.
We welcome President Donald J. Trump’s announcement of a comprehensive plan to end the Gaza conflict. It provides a viable pathway to long term and sustainable peace, security and development for the Palestinian and Israeli people, as also for the larger West Asian region. We…
— Narendra Modi (@narendramodi) September 30, 2025
