A 20ª edição do Programa Deputados Cá, da Plenário Legislativa do Estado de Goiás (Alego), ofereceu, neste sábado, 20, diversos atendimentos gratuitos à população de Itapuranga, no Noroeste goiano. O evento foi realizado em frente ao Escola Estadual da Polícia Militar de Goiás Deputado José Alves de Assis. Além dos serviços ofertados hoje, ao longo da semana o programa disponibilizou castração de cães e gatos e exames oftalmológicos.
José Pereira de Camargo, de 62 anos, fez questão de chegar às 5h30 para aproveitar os serviços. “Eu cheguei cedo e estou achando bom. Já fiz o fiscalização de vista e vou lucrar os óculos, porque se fosse para comprar ficaria em torno de R$ 1.200. É muito dispendioso, eu não tenho requisito de remunerar isso tudo”, afirmou.
Segundo o presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), a edição de Itapuranga foi um marco em relação ao número de atendimentos. “Tive a informação que foram mais de oito milénio atendimentos para qualquer serviço em nosso programa, ou seja, superamos a expectativa”, disse Peixoto, acrescentando que as 20 edições do programa acumulam mais de 180 milénio atendimentos.
Serviços
Entre os serviços oferecidos, houve a castração de 248 animais, com o diferencial de atender também cadelas e gatas fêmeas. A iniciativa contou com o suporte de Glau Matias, esposa do deputado Wagner Camargo Neto (SD).
Os atendimentos incluíram doação de óculos, consulta odontológica e a realização de exames uma vez que eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), a Procuradoria Privativo da Mulher e a Ouvidoria Privativo de Proteção à Pessoa Idosa, ambas da Alego, prestaram assistência ao público presente. A Escola do Legislativo ministrou capacitações na superfície de formosura, com cursos de automaquiagem e penteados e ainda, curso sobre a Novidade Lei de Licitações voltado a servidores públicos.
A servidora Erica Rosane Lopes, que ministrou o curso de penteados, explicou que a iniciativa oferece aprendizagem e uma forma de autocuidado, além de ser uma oportunidade para complementar a renda familiar.
“Hoje nós atendemos mais de 30 pessoas cá. Foi um dia muito produtivo para mim uma vez que instrutora. Estamos cá para passar as técnicas e elas [as alunas], a partir daí, se desenvolverem. Isso facilita para que as pessoas consigam complementar a renda, obter uma profissão e trabalhar em qualquer sítio, já que possuem um certificado que garante que fizeram o curso”.
Também foram entregues 74 escrituras de forma gratuita a proprietários de imóveis. Para Wagner Camargo Neto (SD), deputado do município, a presença de instituições uma vez que a Defensoria Pública na cidade “supre uma carência do interno do Estado”.
O prefeito de Itapuranga, Paulinho Imila (PT), avaliou a ação uma vez que uma mostra do compromisso dos parlamentares e da gestão municipal com a população. Ele ressaltou o mercê da parceria entre os órgãos para a comunidade.
“Essa ação já responde por si só, ‘Deputados Cá’”, disse o prefeito. “Essa aproximação de um órgão tão importante uma vez que a Plenário Legislativa, do deputado Wagner Neto, dos demais que estão participando, demonstra a grandeza dessa ação. Sem sombra de incerteza, é uma mostra do compromisso desses parlamentares e de todo o quadro político”. Imila também destacou que a iniciativa contribuiu com a saúde da população, ao mitigar a demanda por consultas e exames do hospital sítio.
Homenagem e lideranças presentes
Durante o Deputados Cá também foi realizada sessão solene para entrega de certificados em reconhecimento a cidadãos que prestam serviços ao Estado e ao município, além de audiência pública sobre as demandas da população sítio.
Além do presidente da Alego e do deputado Wagner Camargo Neto, também compareceram os deputados estaduais Karlos Cabral (PSB) e Bia de Lima (PT), o deputado federalista Zacharias Calil (UB) e outras lideranças locais.
Esporte e cultura
A 20ª edição do programa também teve atividades culturais e de esporte e lazer. Na sexta-feira, 19, a Secretaria de Esporte e Lazer da Mansão de Leis promoveu, pela primeira vez, um jogo de futebol entre a equipe de servidores e um time sítio. Segundo o secretário Jucelino Peixoto Ferreira, a iniciativa terá perenidade nas próximas edições. “O programa contará com a representatividade do esporte e do lazer”, disse.
Neste sábado, o evento também contou com apresentações da Filarmónica Marcial de São Patrício, da Orquestra de Violeiros de Uruana e da filarmónica do escola militar de Itapuranga. No almoço, teve show do cantor Hugo Mota.
A próxima edição do programa será na cidade de Aragarças, no Oeste goiano, no dia 27 de setembro.
