marca-433a063d88b5d6e0cc42820f9d7d457197e0c27d22f0f0412179d2c47e20bfc1.svg_.svgxml

Com 23 votos favoráveis, foi revalidado em definitivo o projeto de lei nº 11597/25, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que procura oficializar o Dia Estadual do Médico Veterinário, a ser comemorado, anualmente, no dia 1º de setembro.

Segundo o texto da material, o objetivo é reconhecer e valorizar a prestígio dos profissionais da medicina veterinária para a saúde bicho, saúde pública, agropecuária, meio envolvente e bem-estar da sociedade; estimular ações educativas e de conscientização sobre o papel do médico veterinário no desenvolvimento sustentável e na promoção da saúde única; e fomentar a realização de eventos, seminários, campanhas e outras atividades que promovam a integração entre os profissionais da superfície e a sociedade.

Gomide explica que a escolha da data se fundamenta na inauguração do Hospital Veterinário da Universidade Federalista de Goiás (UFG), em 1º de setembro de 1966, marco significativo para a medicina veterinária no Estado.

“A medicina veterinária desempenha papel crucial na promoção da saúde bicho, na segurança nutrir, na prevenção de zoonoses e no desenvolvimento agropecuário. Diversos estados brasileiros já instituíram datas comemorativas em homenagem aos profissionais da superfície, reconhecendo sua taxa para a sociedade. A adoção de uma data específica no calendário solene de Goiás reforça o compromisso com a valorização desses profissionais e promove a conscientização sobre a prestígio de suas atividades”, escreve o legislador na justificativa.