

Goiás fechou o ano de 2025 porquê o quinto estado brasílio com menos registros de mortes violentas a cada 100 milénio habitantes, de concórdia com levantamento realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgado nesta quarta-feira (21/01).
A posição coloca o estado em destaque pátrio no quesito segurança pública e reflete o compromisso do Governo de Goiás com a redução regular da criminalidade em território goiano.
De concórdia com os dados, Goiás registrou média de 11,27 assassinatos a cada grupo de 100 milénio habitantes entre janeiro e dezembro de 2025, aquém da média pátrio de 15,97 mortes violentas.
“Estamos trazendo a incidência de crimes no nosso estado de Goiás a patamares mínimos. E a segurança pública dá sustentação para que todos os outros setores da economia e da sociedade possam prosseguir”, afirma o governador Ronaldo Caiado.


Menos registros de mortes violentas
As maiores taxas estão em estados da região Nordeste:
- Ceará (32,6);
- Pernambuco (31,6);
- Alagoas (29,4).
Já as menores foram registradas em:
- São Paulo (5,44);
- Santa Catarina (6,38);
- Província Federalista (8,88)
- Rio Grande do Sul (10,59).
Os dados são enviados pelas secretarias estaduais ao governo federalista, que é responsável pela divulgação e considera porquê mortes violentas:
- homicídios dolosos (quando há intenção de matar);
- feminicídios;
- latrocínios;
- lesões seguidas de morte.
O levantamento converge com os dados apurados internamente pelo Governo de Goiás, que evidenciam uma trajetória consistente de redução da violência nos últimos anos.
No ano pretérito, o estado registrou 808 homicídios, número 16% menor que o notificado em 2024 (959). Já na verificação com o ano de 2018, quando ocorreram 2.117 mortes desse tipo, a queda chega a 62%. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (19/01).
Redução histórica
Por muitos anos, o Estado de Goiás figurou entre os estados com as cidades mais violentas do país, com altos índices de criminalidade.
Dados da Pesquisa Pátrio por Modelo de Domicílios Contínua (PNADc), realizada pelo Instituto Brasiliano de Geografia e Estatística (IBGE) em 2024, mostram que, de 2012 a 2016, Goiás registrou taxas de homicídios supra de 43 a cada grupo de 100 milénio habitantes.
Já dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), de 2015, colocavam Goiás porquê o quinto estado mais violento do país.
Entretanto, desde 2019, o Governo de Goiás tem realizado constantes investimentos na extensão, o que culminou em queda recorde dos índices criminais e fortalecimento histórico das forças policiais.
Nesse período, foram realizados:
- investimentos de mais de R$ 30 bilhões,
- contratação de mais de 1,6 milénio policiais militares;
- construção e modernização de unidades de segurança;
- compra de viaturas, armamentos e equipamentos modernos;
- ampliação do sistema prisional.
Saiba mais
Polícia Civil realiza quase 8 mil operações em 2025
Goiás registra queda nos índices de criminalidade
Daniel Vilela atribui queda da criminalidade à valorização da tropa
Secretaria de Estado da Informação (Secom) – Governo de Goiás
