
O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoiâniaPrev) realiza nesta quinta-feira (25/9) o lançamento do GoiâniaPrev Educa. A solenidade será às 9h, no Salão Superior do Paço Municipal. O projeto, inédito até logo, tem uma vez que objetivo promover o conhecimento e esclarecer dúvidas dos segurados sobre os benefícios previdenciários.
A presidente do Instituto, Carolina Alves Pereira, ressaltou a relevância da participação dos segurados no evento, uma vez que será uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as regras de aposentadoria, incluindo critérios de idade mínima e tempo de tributo, muito uma vez que os diferentes tipos de aposentadoria previstos na legislação. Ou por outra, o encontro permitirá o debate de situações específicas e a orientação quanto aos direitos e deveres dos servidores.
“Desde 2020, o GoiâniaPrev Cuida mostra nossa dedicação em estar perto dos segurados, oferecendo atenção e guarida. Com o promanação do GoiâniaPrev Educa, reforçamos também nosso compromisso com a transparência e a boa gestão. Hoje somos certificados no Pró-Gestão nível 2 e trabalhamos firmes para compreender o nível 3, sempre buscando primazia e cuidando do porvir de cada servidor”, afirma a presidente.
Carolina ainda destaca que a Ensino Previdenciária irá envolver ainda a capacitação de gestores e conselheiros, com cursos, treinamentos, workshops e certificações. Ou por outra, haverá programas de orientação aos servidores ativos, aposentados e pensionistas, ações de transparência por meio da informação social e a promoção da cultura previdenciária, uma vez que projetos em escolas e diversas campanhas educativas.
Pró-Gestão
A Ensino Previdenciária faz secção das três dimensões do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS). As demais dimensões são: Governança Corporativa, que contempla o planejamento estratégico, a definição de metas e a adoção de boas práticas de gestão; e Controles Internos, que abrange os procedimentos de auditoria, compliance, gestão de riscos e mecanismos de monitoramento.
O Pró-Gestão RPPS é instituído pelo Governo Federalista para incentivar, reconhecer e conferir as boas práticas de governança, gestão e transparência dos RPPS municipais, estaduais e do Região Federalista.
As boas práticas de gestão adotadas pela atual diretoria resultaram na redução do déficit do GoiâniaPrev registrando um desenvolvimento do patrimônio líquido de quase 19%, com caixa estimado em mais de R$ 1,6 bilhão. As informações foram divulgadas durante a 2ª Audiência Pública sobre o relatório de governança de 2024.
Secretaria Municipal de Informação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
