
Goiânia conquistou o Selo Bicicleta Brasil 2025, outorgado pelo Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Vernáculo de Mobilidade Urbana. Ele reconhece municípios, instituições públicas e entidades da sociedade social que desenvolvem ações voltadas ao uso da bicicleta uma vez que meio de transporte e de lazer. É também uma das principais distinções do governo federalista para boas práticas em mobilidade urbana.
Para a presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, o reconhecimento vernáculo reforça o compromisso da cidade com a mobilidade sustentável, a valorização dos espaços públicos e o turismo urbano.
“A conquista do Selo Bicicleta Brasil mostra que o turismo pode ser uma utensílio de ensino ambiental e de promoção da sustentabilidade. Goiânia é uma das capitais mais arborizadas do mundo, e o Caminho dos Bougainvilles traduz essa vocação em um roteiro que valoriza essa particularidade”, afirmou.
O que é o Caminho dos Bougainvilles?
O Caminho dos Bougainvilles é um roteiro de turismo urbano criado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Filial Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur). São mais de 50 quilômetros de trajectória para pedalar ou caminhar, conectando áreas verdes, praças e o patrimônio Art Déco, símbolos da identidade cultural e paisagística da capital.
O roteiro é formado por quatro trajetos temáticos: Art Déco, Parques I, Parques II e Praças. O projeto integra o Duelo das Flores, iniciativa da GoiásTurismo que conecta cultura, meio envolvente e qualidade de vida por meio de trilhas em diversas cidades do estado.

Foto: Filial Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur)
Filial Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur) – Prefeitura de Goiânia
