thumb_grande_Will_Rosa__-_412.jpg

Depois de percorrer todas as regiões do Estado, o Programa Deputados Cá desembarcou em Goiânia neste sábado, 6. A trigésima edição da iniciativa e primeira na capital aconteceu na Terreiro George Washington, no Jardim Novo Mundo, na região leste.

Logo cedo, a população lotou a rossio, onde a estrutura foi montada para oferecer atendimentos médicos, jurídicos, cuidados pessoais, entrega de escrituras, entre outros serviços gratuitos.

O atendimento oftalmológico foi um dos mais procurados do Deputados Cá. A atendente Dálete Juliana e a mãe, a aposentada Maria Lucia de Andrade, aproveitaram para se consultar. Maria Lúcia, que já perdeu a visão de um olho, contou que não encontra esse tipo de atendimento perto de vivenda. Diante disso, aproveitou a ocasião. 

Já para a atendente Dálete Juliana falta tempo para se consultar durante a semana, já que o pausa do trabalho é insuficiente. “Já tem um tempo que não renovo meu vistoria e, uma vez que eu tenho astigmatismo e miopia, preciso me consultar periodicamente, mas o tempo é pequeno. Conseguir [o atendimento] no sábado é muito bom. E já quero transpor daqui com os óculos”, contou.

A aposentada J. M. S foi uma das primeiras a chegar. A pressa não é por eventualidade. Vítima de violência doméstica, ela foi em procura de atendimento na Defensoria Pública do Estado para tentar uma medida protetiva contra o ex-companheiro. A história dela é a mesma de muitas mulheres vítimas de agressão. “Eu já tive uma medida contra ele, mas ele voltou, fingiu que estava bonzinho e eu acreditei. Mas de novo ele me agrediu e eu tenho susto de suceder o pior. Por isso, preciso dessa medida”, afirmou.

Aguardando há quase um ano o agendamento de uma ultrassonografia das mamas para controle de um nódulo, a aposentada aproveitou também para fazer o vistoria. Emocionada, ela desabafou: “Eu quero viver. Vim cá buscar condições para viver”.

Serviços

A 20ª edição do Deputados Cá ofereceu atendimentos de saúde, uma vez que consultas, exames diversos, serviços odontológicos e psicológicos, castração de cães e gatos e auriculoterapia. Também foram ofertados incisão e escova de cabelo, cursos de automaquiagem, atendimentos de empresas, entidades e órgãos parceiros uma vez que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás (TRE-GO), Saneago, Equatorial e Defensoria Pública, além de distribuição de mudas de vegetação do Ocluso. No término da manhã, foi servido o tradicional almoço com arroz carreteiro e refrigerante para todos os presentes. 

Também nesta edição, a Secretaria de Engenharia de Trânsito (Set) da Prefeitura de Goiânia marcou presença confeccionando cartões de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e mães com crianças de pescoço. O cartão solicitado era entregue em poucos minutos para facilitar a obtenção pelo cidadão.

Sinceridade solene

Enquanto os atendimentos ocorriam nos vários estandes espalhados pela estrutura do programa, os deputados circulavam pelo sítio, oferecendo oportunidade à população de conversar com os seus representantes.

A lhaneza solene do evento teve a participação do presidente da Tertúlia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB); escoltado da esposa, Luciene Peixoto; dos deputados estaduais Lincoln Tejota (UB), Virmondes Cruvinel (UB), Bia de Lima (PT), Representante Eduardo Prado (PL), Veter Martins (UB); e do deputado federalista Zacharias Calil (UB).

Também estiveram presentes o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB); o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo (PRD); os vereadores por Goiânia Henrique Alves (MDB), Anselmo Pereira (MDB) e Tião Peixoto (PSDB); a defensora pública Singridy Palles, representando a Defensoria Pública do Estado de Goiás; e o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Goiânia, Juliano Santana.

Marcaram presença, ainda, os diretores da Alego: Francisco Oliveira, diretor-geral; Elias Vaz, de Participação Popular; Rubens Kirsten, executivo da Presidência; Wilson Tavares, de Tecnologia da Informação; Ricardo Fortunato, de Cultura, Esporte e Lazer; e Paulo Beringhs, de Gestão de TV e Rádio.

O presidente Bruno Peixoto lembrou que o Programa Deputados Cá foi iniciado ainda no primeiro ano da sua gestão primeiro da Alego, por entender que o Poder Legislativo tem que servir ao povo. Outrossim, ele declarou que a ação é uma oportunidade de os eleitores estarem em contato direto com os parlamentares. “A população paga o nosso salário e nós ganhamos muito muito. Nós temos que trabalhar e servir à nossa sociedade. Nós estamos ouvindo a população e vamos transformar essas demandas em requerimentos, em projetos de lei”, afirmou.

Peixoto também ressaltou que, além de levar os atendimentos para onde as pessoas vivem e de aproximar o Legislativo da população, o Deputados Cá também aquece o negócio da região onde é realizado. “Movimenta toda uma região, gerando ocupação, gerando renda. Portanto, são essas ações que a população espera. Nós, independentemente de questão partidária, trabalhamos para servir à população”, ressaltou.

Ao recepcionar o prefeito Sandro Mabel, Bruno também revelou que vai destinar R$ 1 milhão em emendas impositivas para a pasta da Saúde de Goiânia. Mabel agradeceu a colaboração e lembrou que o setor ainda está em situação de calamidade, mas que vem se recuperando, graças à ajuda do Poder Legislativo.

O prefeito elogiou a iniciativa da Alego: “Esse programa é uma bênção para nós, a Prefeitura de Goiânia fica muito satisfeita, Goiânia fica muito satisfeita com essa iniciativa do Bruno e dos deputados. São muitos trabalhos, muitas coisas boas que estão sendo propostas. É espetacular a iniciativa e nós estamos cá juntos. Temos uma série de serviços junto com a Alego para a nossa população”.

Participação dos deputados

Para o deputado Representante Eduardo Prado, poder ouvir o cidadão de perto é a melhor secção do programa. “Eu já fui abordado por 26 pessoas. Já vi demanda cá na superfície social, de virilidade, enfim, é o momento de todos encontrarem e cobrarem do seu deputado”, contou.

Já Lincoln Tejota destacou a prestígio do programa ser realizado em Goiânia, para facilitar o prefeito Sandro Mabel a reorganizar a cidade. “Eu sei dos desafios que o senhor herdou, prefeito [Sandro Mabel], por isso, ao lado do presidente Bruno, ao lado desses deputados e desses vereadores, nós acreditamos na sua gestão. Nós acreditamos que você vai entregar uma cidade muito melhor do que você recebeu. E isso acontecerá com o nosso espeque”, ressaltou.

Bia de Lima exaltou a participação feminina no programa, ao saudar os presentes. Ela também falou da prestígio da iniciativa e afirmou que a gestão de Bruno Peixoto é feita de forma democrática, sem desrespeitar ou discriminar qualquer partido. “Eu te reconheço [presidente], você tem estado em todos os cantos e os deputados que querem estar com você, lá estão, independentemente de partido político, é mal tem que fazer. Parabéns, Bruno. Portanto, mulheres, homens, estamos todos construindo um Estado melhor em obséquio do nosso povo e da cidadania”, enalteceu.

Virmondes Cruvinel falou da alegria de participar do programa no Jardim Novo Mundo, região que já percorreu várias vezes, em muitas atividades, inclusive com a companhia de Bruno Peixoto. “Estou muito feliz e honrado de estar ao lado do meu camarada, presidente Bruno, nós que já andamos nesse Novo Mundo, na região leste de Goiânia, de vivenda em vivenda, muitas vezes, levando benefícios para as pessoas”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, exaltou o alcance do programa, que já atendeu mais de 300 milénio pessoas em todo o Estado e, mesmo assim, continua sendo muito procurado. Ele também pontuou que a Câmara vem atuando em conjunto com a Alego. “É muito importante essa integração, é o momento de atendimento e prestação de serviço à comunidade, mas muito mais do que isso, mostra a parceria entre a Câmara Municipal de Goiânia, a Tertúlia Legislativa e a nossa prefeitura”, afirmou.

Entrega de escrituras

Porquê acontece em todas as edições do Deputados Cá, durante a lhaneza solene, foi feita a entrega de escrituras de imóveis a moradores da região. A ação é viabilizada pela atuação da Secretaria de Regularização Fundiária da Alego, criada no ano pretérito, que trabalha junto às prefeituras para concluir o processo de escrituração de imóveis residenciais. Além de agilizar a emissão, o documento é entregue sem nenhum dispêndio para os proprietários.

Nesta edição, foram entregues 200 escrituras. Segundo o prefeito Sandro Mabel, outras 600 serão entregues nos próximos dias nas casas dos moradores.

As vizinhas Anobelina Conceição Souza e Ana das Dores Promanação, moradoras da Vila Martins, que fica ao lado do Jardim Novo Mundo, foram juntas buscar as escrituras das casas onde moram, lado a lado, há quase 30 anos.

As vizinhas contam que perderam as contas de quantas vezes foram à Prefeitura tentar concluir o processo, mas sempre faltava qualquer documento e elas voltavam para vivenda “de mãos vazias”. Segundo Anobelina, ela já estava perdendo as esperanças de conseguir o papel que dá a ela o recta de propriedade da vivenda. “Às vezes, queríamos erigir alguma coisa, fazer uma reforma, mas ficavámos com susto de investir o pouco que a gente tem e depois perder”, lembrou.

Anobelina não escondeu a felicidade ao receber o documento: “Eu sinto uma alegria enorme, agora a vivenda é minha de verdade. E para aumentar a minha satisfação, minha vizinha, minha amiga, que lutou junto comigo para conseguir a escritura, também está recebendo a dela”.

Com a escritura nas mãos, Ana das Dores comemorou: “Muita felicidade, muita felicidade. Esperei muito por esse momento, mas ele chegou. Tudo tem sua hora nessa vida”.  

Programação cultural

Durante todo o dia, além dos atendimentos, uma programação cultural e artística, elaborada pela Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, animou os presentes. O cantor Ednan abriu a programação, levando ao palco um estilo prazenteiro e carismático.

Na sequência, professores de academias da região apresentaram uma performance de Fit Dance, seguida pela apresentação de Alber Berranteiro, que resgata a tradição da cultura goiana com o som marcante do berrante. Logo depois, o cantor Gabriel Sampaio subiu ao palco, jovem promessa da música sertaneja, com um repertório atual e muita presença de palco.

O público também acompanhou a apresentação do Coral Família Núcleo, projeto cultural que reúne colaboradores do laboratório e membros da comunidade, em um trabalho de integração social e celebração músico.

A orquestra do Escola Estadual da Polícia Militar de Goiás Miriam Benchimol Ferreira também se apresentou, primeiro com números da música popular e, em seguida, com a realização protocolar do Hino Vernáculo Brasílico, que marcou oficialmente a lhaneza do Deputados Cá na capital.

Para o diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Alego, Ricardo Fortunato, a edição em Goiânia reforça o alcance do projeto. “O Deputados Cá leva cidadania e cultura a cada região do Estado, e realizar uma edição próprio na capital é fortalecer ainda mais essa conexão. A arte aproxima, emociona e cria vínculos, e essa programação mostra exatamente isso”, declarou.

A próxima e última edição do ano do Programa Deputados Cá acontece no dia 20 de dezembro, no Jardins do Ocluso, também em Goiânia, em comemoração ao natalício de Iris Rezende Machado, ex-governador do Estado e ex-prefeito de Goiânia, precursor dos mutirões em Goiás.