
O prefeito Sandro Mabel abriu, nesta terça-feira (16/9), a 122ª Reunião do Fórum Pátrio de Secretárias, Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, realizada em Goiânia. O evento é o principal espaço de debate sobre mobilidade urbana e segurança viária do país e, pela primeira vez, tem a capital goiana uma vez que anfitriã, o que evidencia a preço da cidade uma vez que referência em inovação e gestão no setor. Goiânia foi destaque pelos avanços no trânsito, uma vez que a metronização, Direita Livre, Vaga Verdejante, corredores viários e a tira exclusiva para ônibus e motos.
“O Fórum é muito importante porque reúne gestores de várias capitais e grandes cidades do Brasil. Goiânia está vivendo uma revolução no transporte urbano, com investimentos de quase meio bilhão de reais só neste ano, entre prefeitura e governo do Estado. Nossa prioridade é modernizar, prometer tarifa justa e transformar os corredores em metrô sobre rodas, oferecendo mais conforto, rapidez e eficiência no trânsito para a população. Temos o repto de continuar sempre crescendo em mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Sandro Mabel.
Com dois dias de programação (16 e 17/9), o fórum é organizado pela Associação Pátrio de Transportes Públicos (ANTP) e reúne representantes de capitais uma vez que Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro, além de especialistas nacionais e internacionais. A programação inclui debates sobre o Marco Lícito do Transporte Público (PL 3278/2021), eletromobilidade, tecnologia e estratégias para qualificar o transporte coletivo e a circulação nas cidades, com o objetivo de promover boas práticas e soluções inovadoras para a mobilidade urbana.

Protagonismo
Segundo o secretário municipal de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, Goiânia se destaca pelas entregas recentes e pelo protagonismo em medidas que já transformam a rotina de motoristas e passageiros. “São várias intervenções, vários avanços já entregues. Direita Livre, corredores exclusivos, Vaga Verdejante e a inclusão de motocicletas nas faixas de ônibus são exemplos de inovações locais que hoje servem de protótipo. O fórum é um momento de compartilhar resultados reais e mostrar porque Goiânia é referência pátrio”, ressaltou.
Para o presidente do Fórum Pátrio de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, Ogeny Maia, sediar o encontro em Goiânia é um reconhecimento às inovações da cidade. “Goiânia sedia a 122ª reunião do Fórum Pátrio de Secretários porque realmente tem se evidenciado, tem feito inovações. A capital está trazendo novos corredores e implantando biarticulados elétricos, que são uma inovação de mercado. Portanto, é uma cidade que tem se tornado exemplo pela pujança e pela inovação, na mobilidade e no trânsito”, destacou.

Avanços na mobilidade
Goiânia é a primeira capital do Brasil a implantar a metronização no transporte coletivo, protótipo que garante maior velocidade e regularidade nas viagens, transformando corredores de ônibus em uma selecção semelhante ao metrô. A Prefeitura ainda investe em intervenções uma vez que a Direita Livre, a sincronização semafórica pela Vaga Verdejante e a geração de faixas exclusivas para ônibus, que também podem ser utilizadas por motocicletas. Essas medidas reduzem o tempo de viagem, trazem mais fluidez ao trânsito e ampliam a segurança viária.
O prefeito destacou que Goiânia está passando por uma verdadeira transformação na mobilidade urbana. “O Goiânia está fazendo a metronização, que vai se expandir para toda a capital. Queremos implantar 240 quilômetros e já temos trechos em funcionamento”, afirmou. Mabel também lembrou outras entregas da gestão. “Já implantamos quase 100 direitas livres e vamos chegar a 340. A Vaga Verdejante já reduziu pela metade o tempo de deslocamento em alguns corredores. São soluções que dão velocidade e mais qualidade de vida para a população”, finalizou.
Fotos: Luiz Fernando Foto
Secretaria Municipal de Notícia (Secom) – Prefeitura de Goiânia
