Fuvest-2026.jpeg

Os portões do segundo dia da segunda período da Fuvest 2026 foram fechados pontualmente às 13h nesta segunda-feira (15), dando início à emprego da prova, que tem duração máxima de quatro horas.

A lanço final do vestibular acontece em 22 cidades do estado de São Paulo e dá chegada a cursos da USP (Universidade de São Paulo).

Nesta segunda prova, os candidatos enfrentam 12 questões discursivas com conteúdos de disciplinas específicas, que variam conforme a curso escolhida.

Para cursos da superfície de exatas, as questões envolvem matemática, física e química; nas biológicas, biologia e química; e, nas humanas, história e geografia. Dependendo do curso, podem ser cobradas de duas a quatro áreas do conhecimento.

A Fuvest reúne nesta lanço 30.787 candidatos, classificados posteriormente a primeira período, distribuídos em 680 salas de 36 escolas.

No domingo (14), primeiro dia da segunda período, os vestibulandos responderam a dez questões discursivas de língua portuguesa, que incluíram tradução de textos, gramática e literatura, além da redação.

O tema proposto foi “O perdão é um ato que pode ser condicionado ou restringido”, com possibilidade de escolha entre texto dissertativo-argumentativo ou missiva, a partir de uma coletânea com seis textos de escora.

A Fuvest destaca que há critérios eliminatórios: será desclassificado o candidato que tirar zero na redação ou errar todas as questões de qualquer um dos dois dias.

“Na segunda período, avaliamos a cultura do candidato para a pronunciação de informações e conhecimentos naquelas disciplinas que estão mais diretamente ligadas ao curso solicitado, além da língua portuguesa, que é obrigatória para todos”, afirma o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco.