A espera para a chegada dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025 finalmente acabou. Nesta segunda-feira (6), os estudantes-atletas do Região Federalista desembarcaram em Uberlândia (MG), onde vão simbolizar a capital na competição vernáculo entre os dias 5 e 28 de outubro.

O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), conta com a participação de 274 convocados pela Secretaria de Ensino do DF (SEEDF), sendo 208 atletas, 27 dirigentes e 39 técnicos. No primeiro conjunto, 78 estudantes competirão em seis esportes: badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e voleibol.

 “A viagem foi tranquila, e estamos com boas expectativas. Os atletas estão ansiosos para debutar a competir, pois acreditam que vamos conseguir ótimos resultados”, comentou a técnica de badminton, Izabela da Silva.

O desportista Luiz Henrique Barbosa, estudante do Meio de Ensino Fundamental (CEF) 106 do Recanto das Emas, expressa o sentimento misto de participar pela última vez da categoria sub-14 e o orgulho de simbolizar o DF. “É o meu último ano, e eu quero muito aproveitar meu último JEBs. Só de estar cá, representando Brasília, já é uma oportunidade grande para mim”, comentou.

Uberlândia

A equipe de badminton que representará o DF nos JEBs está ansiosa para competir | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Posteriormente 19 anos desde que Minas Gerais sediou o evento, a cidade mineira de Uberlândia foi escolhida para tornar-se palco dos JEBs. A maior competição escolar do país reúne milhares de atletas sub-14 dos 26 estados e do Região Federalista. Durante as disputas, os estudantes de escolas públicas e privadas do DF poderão aproveitar excelentes estruturas esportivas, além de passagens aéreas, hotel, três refeições diárias, transporte para os locais de competição, suporte médico e muito mais.

O gerente de Desportos da SEEDF, Ricardo Costa Lima, que acompanha o grupo, ressaltou que a competição vai além da procura de medalhas. 

“Os JEBs oferecem vivências únicas de socialização, saudação e superação. São experiências que fortalecem valores e ampliam o olhar dos estudantes sobre o esporte e sobre o país”, declarou.

*Com informações da Secretaria de Ensino